Gepa promove educação ambiental em escolas de Salvador

Os alunos da Creche Sementes da Esperança, em Mussurunga, tiveram uma tarde diferente com a presença dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) na instituição. A atividade, ocorrida na última quarta-feira (23), envolveu a divulgação de informações sobre a importância de preservar o meio ambiente. Meninos e meninas, de 2 a 5 anos, se encantaram com a experiência.

A ação é promovida pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), através da Guarda Civil Municipal (GCM), levando educação ambiental a escolas soteropolitanas, todas as quartas-feiras. Segundo o comandante do Gepa, Robson Pires, Salvador possui 30% da área de Mata Atlântica preservada, além de ter bioma restinga e sistema vegetal resguardado, com diversas espécies de animais silvestres.

“A GCM tem como objetivo manter a preservação desses ambientes”, afirmou Pires, ressaltando que ações educativas são formas mais eficazes de promover a proteção da natureza. “Com o projeto, temos a intenção de implantar o sentimento de preservação nas crianças, levando conhecimento sobre a história natural do município, a fim de que sejam incentivadas a cuidar desse patrimônio”, completou.

Além de ministrar palestras, os agentes realizam atividades educativas e fazem exposição sobre espécies da fauna nativa. O programa de educação ambiental utiliza animais empalhados, cedidos pelo Museu de Ciência Natural da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os alunos são apresentados ao ouriço-cacheiro, porco-do-mato, macaco, mico, coruja, sariguê, tucano, papagaio, preguiça, cutia, cágado, tatu, jaguatirica, raposa, cachorro-do-mato, tamanduá-mirim e cobras.

Entusiasmo – A pequena Nina Magalhães, de 4 anos, achou a aula diferente. “Gostei muito de tocar na cobra de verdade”, disse. Tão corajosa quanto a colega, Julia Santos, de 5 anos, ficou encantada ao tocar no animal pela primeira vez. “Eu nem fiquei com medo”, comentou.

A coordenadora da instituição, Tereza Pranzo, destacou a importância da ação. “É uma experiência para a vida toda, que desperta a consciência ambiental nas crianças e traz resultados muito positivos para o futuro da humanidade. O conhecimento adquirido hoje não será esquecido”, defendeu.

O comandante falou sobre o entusiasmo das crianças. “Elas adoram, é uma novidade. A maioria não sabe que esses animais existem dentro da cidade que elas moram, só veem pela televisão ou livros. Por isso, fazemos questão de expor, dando uma nova experiência para esses meninos e meninas, que tendem a criar um sentimento de pertencimento e consequentemente de preservação”, disse Pires.

Solicitação – O programa de educação ambiental nas escolas da Gepa existe há quatro anos. A participação pode ser solicitada pelas secretarias das unidades de ensino através do e-mail gabinete.gms@salvador.ba.gov.br .