Logo Prefeitura de Salvador

Gestores municipais recebem capacitação para combate ao racismo e LGBTfobia

Criado: 18 Agosto 2022

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promoveu, na última quarta-feira (17), um encontro para mostrar as estratégias de qualificação dos programas de Combate ao Racismo (PCRI) e de Combate à LGBTfobia Institucional aos gestores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec). As apresentações foram conduzidas pela secretária da Semur, Ivete Sacramento, que salientou a importância desses encontros para eliminar o racismo institucional e promover o respeito em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal. 

“A Secretaria da Reparação tem se empenhado muito para incluir a população negra nos serviços da cidade. Precisamos afirmar, através de resultados, que Salvador é sim uma cidade negra. Acredito que as políticas públicas de reparação e de ações afirmativas auxiliam nesse processo e essas políticas primeiramente precisam começar a valer dentro da nossa própria casa, que no caso é a gestão municipal”, declarou Ivete Sacramento. 

A titular da Semur ainda fez uma avaliação da importância dessa estratégia. “Cada vez que passamos por uma secretaria e apresentamos os nossos programas, estamos dando oportunidade aos gestores e servidores de enxergar o mundo de uma perspectiva diferente e correta, pregando o respeito às diferenças acima de tudo”. 

Conscientização – Também foi destacada a necessidade de efetivar ações em prol da equidade de gênero ou de sexualidade e sobre o respeito às pessoas LGBT+. “Infelizmente a nossa sociedade carrega uma cultura de LGBTfobia estrutural, onde as pessoas são discriminadas e preteridas de participar de determinadas atividades por terem uma sexualidade minoritária, então o nosso principal objetivo é combater esse preconceito. O Programa de Combate à LGBTfobia Institucional busca conscientizar todos os que trabalham na Prefeitura Municipal de Salvador sobre a importância de evitar e erradicar práticas de preconceito por orientação sexual, identidade e expressão de gênero, dentro e fora das instituições”, concluiu. 

De acordo com Mila Paes, titular da Semdec, as orientações vão auxiliar os servidores a entender qual a melhor forma de se comportar e atuar dentro da Semdec, frente às diversidades e particularidades de cada pessoa. “Vamos conseguir melhorar a nossa maneira de atuação, principalmente em uma secretaria como a nossa, que possui uma linha de atendimento direto ao público. Nós precisamos entender e executar essas práticas, respeitando as diferenças de cada indivíduo e fazendo com que ele se sinta acolhido e respeitado dentro da estrutura municipal”, contou. 

Os próximos encontros acontecem nos dias 23, na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop); dia 24, na Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz); e 2 de setembro, na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Skip to content