Gigante dos mares chega a Salvador com cruzeiristas

As obras que a Prefeitura vai fazer na área do Porto de Salvador vão melhorar a acessibilidade e o receptivo dos cruzeiristas que aportam na cidade. Para esta temporada, que se estende até final de abril, são esperados 135 mil passageiros em 87 atracamentos. O período do Carnaval é o ápice da estação. Só na terça-feira da folia são esperados quatro transatlânticos e 10 mil pessoas devem aproveitar as atrações da festa. Hoje, chegou à capital baiana um gigante dos mares, o MSC Preziosa, com 4363 passageiros e mais a tripulação.

Os esforços da Prefeitura são para melhorar ainda mais a colocação da capital baiana na atração de turistas. Atualmente Salvador está em primeiro lugar no desembarque dos estrangeiros na região Nordeste, superando outras capitais como Recife e Fortaleza. As informações do Estudo de Demanda Internacional do Brasil, encomendado pelo Ministério do Turismo, apontam para um total de 5,1 milhões de estrangeiros visitando o Brasil no ano passado. Os argentinos lideram o ranking, seguidos dos americanos, italianos, uruguaios, alemães e chilenos.

São onze navios fazendo o trecho da costa brasileira em 230 roteiros. À frente de Salvador em nível nacional estão apenas as cidades do Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, no Paraná, Florianópolis, em Santa Catarina e Santos, em São Paulo. Esse tipo de turismo movimenta a economia baiana na temporada que vai de novembro de 2013 a abril de 2014. Os que mais gastam são os americanos, num total de U$106. Os que menos gastam, dos europeus, são os portugueses, com U$70. Os brasileiros deixam por aqui R$106. Todos ao dia.

Além do MSC Preziosa, passam por Salvador outros grandes cruzeiros, como o Costa Fascinosa, com 3.780 passageiros, o MSC Orquestra, com 3173, e o Sovereign, com 2852. Estes grandes hotéis flutuantes são avaliados por George Barreto, diretor de marketing e serviços turísticos da Empresa Salvador Turismo (Saltur), como um grande modal de transporte para qualquer destino turístico porque os passageiros descem só para gastar, ficando em terra em média por 9 horas.

A receita turística local é gerada com gastos em bares, restaurantes, transporte, passeios, em compras de produtos artesanais e visitação a igrejas, fortes e museus. Como os turistas ficam pouco tempo, no máximo um pernoite, vão com vontade de voltar para uma permanência maior e trazem familiares e amigos. Ainda segundo o estudo do Ministério do Turismo, o perfil dos cruzeiristas brasileiros é de jovens com ensino superior completo e com padrão econômico bom. “A visita destes turistas é uma isca, porque em tão pouco tempo eles não conseguem conhecer tudo. No retorno eles aumentam ainda mais a receita turística local”, explica o diretor da Saltur.

Melhorias no Comércio – Para melhorar o receptivo aos turistas de maneira geral e principalmente dos de cruzeiros, já que o Porto de Salvador fica no bairro do Comércio, a Prefeitura vai promover diversas intervenções na área. Além de fazer parte do processo de criação do novo terminal de navios de turismo do Porto, a administração municipal vai fazer obras de urbanismo na Praça Cayru e na calçada dos armazéns do Porto.

A Praça Cayru terá um grande calçadão estendido ao da Companhia Baiana de Navegação e o tráfego alterado da direita para a esquerda do Mercado Modelo, para a Rua da Bélgica. A Prefeitura também estuda o impacto viário na Avenida França, que tem alta circulação de veículos. Outras vias em análise são a Avenida Estados Unidos e a Rua Miguel Calmon.