Ginasta apoiada pela Prefeitura é classificada para torneio nacional

A ginasta baiana Fabiane Ferreira, 17 anos, é uma das classificadas para o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, que vai acontecer em São Paulo nos dias 2 a 6 de novembro deste ano. Aluna do projeto Ginástica Rítmica na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Fabiana participou, neste mês de julho, do Torneio Regional de Ginástica, competindo com mais de 30 meninas.

A atleta começou a treinar aos nove anos e, desde 2018, coleciona diversos títulos, representando Salvador em torneios locais, estaduais e regionais. Através das competições, tem tido a oportunidade de conhecer outros lugares e fazer intercâmbio social e esportivo com atletas de outras cidades e estados.

“É com grande alegria que recebemos a notícia da classificação de Fabiane para o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, em novembro. Ela é um exemplo claro de como é importante investir no esporte e poder mudar a vida de crianças, adolescentes e jovens, oportunizando espaços de lazer que podem se tornar opções reais de profissionalização”, afirma o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro.

Iniciado em 2007, o projeto de iniciação esportiva em Ginástica Rítmica possui atualmente 250 alunos, sendo 150 da Escola Municipal Senhor do Bomfim, 50 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da Polícia Militar e mais 50 jovens da Estação Cidadania São Marcos.

O diretor de Esportes da Sempre, Felipe Lucas, ressalta que o projeto já percorreu 23 escolas municipais e alcançou 2,8 mil alunos. As atletas que se destacam são encaminhadas para o Grupo de Alto Rendimento, onde recebem atendimento específico e participam de torneios, representando Salvador em campeonatos dentro e fora do estado. As aulas são realizadas três vezes por semana, no turno da tarde, no Subúrbio 360, em Coutos, sob o comando das técnicas Tatyana Brandão e Neidejane Santos.