Logo Prefeitura de Salvador

Grande show será realizado em homenagem a Caymmi

Um grande show vai homenagear, na próxima quarta-feira (30), às 20h, no Farol da Barra, o cantor e compositor Dorival Caymmi, que completaria 100 anos de vida no mesmo dia. Realizado pela Prefeitura de Salvador, com o apoio do banco Itaú, o evento será comandado pela cantora Daniela Mercury, que participou hoje (24) da coletiva que apresentou o projeto à imprensa, no Palácio Thomé de Souza, ao lado do prefeito ACM Neto, do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e do presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro. 

 

 

O show, chamado “Daniela canta Caymmi”, terá participações especiais dos cantores Danilo Caymmi, filho do homenageado, e Virgínia Rodrigues. Na coletiva, Daniela Mercury anunciou outras participações, a exemplo do grupo vocal MP7 e da cantora Dani Nascimento, que vai emprestar a voz na canção “Gabriela”. O repertório será composto por cerca de 30 músicas de Caymmi. “Teremos um violão, quatro percussionistas, piano e flautista num show acústico que vai privilegiar a sonoridade e leveza das músicas de Dorival”, contou Daniela. 

 

 

Ela revelou que também vai homenagear Nana Caymmi, filha do homenageado, principalmente em músicas cantadas por Virgínia Rodrigues. Daniela Mercury lembrou que, no Carnaval deste ano, reverenciou o cantor e compositor baiano, mas com um repertório menor. “Por isso, estou ensaiando bastante. A responsabilidade é grande. Vou fazer até parceria com Carmem Miranda, em uma montagem de som, na música ‘O que é que a baiana tem?'”.

 

 

Daniela Mercury, que participou da coletiva ao lado da esposa, a jornalista Malu Verçosa, agradeceu à iniciativa da Prefeitura de realizar o show. “Isso é importante porque cada canção de Caymmi representa um pouco de nós”, frisou, pouco antes de cantar a música “João Valentão”, uma das mais belas do repertório do artista baiano, em homenagem ao prefeito ACM Neto, que ficou bastante emocionado. 

 

Imortal – ACM Neto disse que Caymmi merece todasas homenagens porque é “um baiano imortal, que se eternizou”. “Estamos fazendo muitas outras coisas para homenagear esse importante artista do mundo, a exemplo do projeto de requalificação da orla de Itapuã e a reativação do Prêmio Dorival Caymmi. Não poderíamos deixar passar essa data despercebida, como acontecem em 2012 com o centenário de Jorge Amado, que também vamos homenagear agora ao tornar a Casa do Rio Vermelho um importante espaço de cultura na cidade”. 

 

O prefeito declarou que hoje Salvador possui uma política cultural efetiva. Tanto que o orçamento na área, que era de R$500 mil em 2012, deve soltar para R$40 milhões este ano. “É importante que a gente possa, além de pensar no presente e no futuro, olhar o passado e valorizar aqueles que fizeram o mesmo que Daniela Mercury faz hoje e Dorival Caymmi fez no passado, ajudando a projetar Salvador no mundo”.

 

Política cultural – O secretário Guilherme Bellintani contou que o projeto de homenagear Caymmi foi idealizado pela Prefeitura e por Daniela Mercury. “Foi em Daniela que buscamos inspiração para fazer esse projeto. Trata-se de um evento dentro da política cultural que estamos implementando, com grande apelo popular, gratuito e em praça pública, num local que ainda será totalmente requalificado, que é a Barra”. 

 

Bellintani agradeceu o apoio do banco Itaú. Além do patrocínio do show, o Itaú tem investido em eventos culturais de Salvador e outras cidades. Dentre as iniciativas no âmbito da cultura vale destacar o apoio ao Carnaval de Salvador, o Espaço Itaú de Cinema na Praça Castro Alves, além do apoio a importantes festas populares em todo o Brasil, como o Festival de Teatro de Curitiba, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o Festival de Dança de Joinville, a Festa Literária Internacional de Pernambuco e Rock in Rio. 

Skip to content