Gripários municipais já atenderam quase 25 mil pacientes em 2021

Mesmo com o início da vacinação, os centros dedicados ao atendimento de pessoas com síndromes gripais da capital baiana, conhecidos popularmente como gripários, já atenderam quase 25 mil pessoas entre o dia 1º de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro, com uma média de 700 pacientes/dia. Presentes em cinco localidades, os módulos de saúde cumprem papel importante no enfrentamento à pandemia da Covid-19, permitindo restabelecimento do atendimento regular nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Até o momento, a capital baiana conta com equipamentos implantados no Vale dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio, Pau Miúdo/16º Centro de Saúde e na Ilha de Bom Jesus dos Passos. Duas unidades estão previstas para serem entregues nas próximas semanas, situadas em Valéria e São Cristóvão.

O serviço funciona em esquema 24h e possui 12 leitos no total, sendo dez de observação e dois de estabilização com respiradores. Nas unidades trabalham 70 profissionais, em média, entre médicos intensivistas plantonistas, enfermeiros especializados em internação, técnicos de enfermagem, maqueiros e auxiliares de farmácia.

Os pacientes procuram as unidades com sintomas como tosse, espirro, febre, coriza e dores de cabeça e no corpo. No local, são submetidos a exames de raio-x, laboratoriais e eletrocardiograma, além da atividade médica, de enfermagem e de farmácia. As unidades especializadas em atendimento a vítimas de gripes contam ainda com o suporte de ambulâncias durante 24 horas, para atendimento de pacientes regulados.

O coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ivan Paiva, destaca que os gripários foram uma das primeiras respostas do município no combate à Covid, como uma maneira de manter estes pacientes separados dos demais atendidos nas UPAs, de modo a não transmitirem o vírus às outras pessoas. A implantação ocorreu ainda como uma forma de não comprometer a assistência regular das unidades de saúde.

“No início do isolamento social, houve um decréscimo do número de pacientes que procuraram as UPAs. No entanto, com o retorno do atendimento regular, esses módulos foram essenciais para não superlotar as unidades, deixando margem para atendimentos que hoje chamamos de ‘não Covid’, quando não há suspeita da doença”, pontua Paiva.

Procedimento – Além do atendimento via regulação, o paciente pode ir por conta própria, contanto que apresente os sintomas compatíveis com a enfermidade. Na unidade ele passa por uma avaliação médica e, a partir de um teste rápido, saber se está negativo ou positivo para o novo coronavírus. Em caso positivo, mas com sintomas leves, o paciente é encaminhado para tratamento domiciliar, com recomendações quanto a possíveis sinais de alerta sobre agravamento do quadro, quando deverá retornar à unidade.

No caso da ocorrência de sintomas mais específicos, como falta de ar, ou no caso de pacientes com alguma comorbidade, ele deve ser internado para encaminhamento aos leitos de enfermaria. Já quem chega com sintomas mais graves e tem constatada a dependência de um suporte de oxigênio, a internação, por meio de regulação, se dá diretamente aos leitos de UTI da rede assistencial.