Grupo da Fumpres promove encontro sobre antigos carnavais

O Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) promove, na próxima quarta-feira (23), um encontro virtual para lembrar de antigos carnavais. Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Salvador foram convidados para participar da reunião, que acontece a partir das 10h, através do Google Meet.

Os interessados devem se inscrever até hoje (22), por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjsm8IUWPHhKqmWzGYpPwmK7U_cr8iRo9WGB2BzXnBtslxOg/viewform. Durante o encontro, os inscritos irão dialogar sobre memórias antigas de saudosos carnavais.

Na oportunidade, será aberto um espaço para que os aposentados e pensionistas possam trazer músicas da época que fizeram sucesso em folias passadas. O objetivo do encontro é que eles exercitem a memória, além de se divertirem, através das boas lembranças das festas momescas que já viveram. A cantoria e diversão estão garantidas na reunião.

A assistente social Amelcy Lôbo, que coordena o grupo, destacou a finalidade do encontro. “Antes da pandemia, comemorávamos os carnavais de forma presencial, com uma grande farra. Infelizmente, não podemos fazer o mesmo neste momento, pois a fase é de restrição. Porém, elaboramos o projeto para que possamos relembrar a alegria dos antigos carnavais, trazendo desde as marchinhas, fantasias, até a forma como era elaborado as festas de outras épocas. O intuito principal é incentivar a interação entre eles, contar os relatos e expor a opinião sobre qual foi a melhor época de curtir o Carnaval de Salvador. Vai ser muito divertido. ”

Os aposentados e pensionistas também terão um espaço para falar dos livros que estão lendo ou terminando de ler. Durante a “Biblioterapia”, o grupo dá dicas de leitura, debatendo temas e títulos de interesse coletivo.

Grupo de convivência – Idealizado pela Fumpres, o grupo de convivência Viva a Vida realiza encontros quinzenalmente, com debates de temas específicos. Em razão da pandemia, as reuniões acontecem de forma virtual.

Durante os encontros, são realizadas atividades cognitivas, físicas e oficinas educativas interativas, bem como ações de conscientização sobre a vida após a aposentadoria.  Para participar do grupo, aposentados e pensionistas devem entrar no site do órgão, no endereço www.previdencia.salvador.ba.gov.br .