Grupo de Trabalho estuda ordenamento de eventos em Salvador

Representantes de órgãos públicos municipais e estaduais começaram hoje (20) a estudar estratégias de ordenamento e de segurança relacionadas a eventos em Salvador. A ideia é construir um plano de ação que, a partir da definição de prazos, responsabilidades, normas e procedimentos, diminua os impactos causados por festas e shows à cidade, ao mesmo tempo sem inviabilizar a realização dos eventos.

O Grupo de Trabalho é formado pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), pelas secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e de Urbanismo e Transporte (Semut), Transalvador, Limpurb, Secretaria de Segurança Pública da Bahia, polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. De acordo com o superintendente da Sucom, Silvio Pinheiro, “o objetivo da integração desses órgãos é, no trabalho conjunto, fazer com que as festas continuem acontecendo – afinal a cultura e a alegria são grandes atrativos da nossa cidade – porém que tudo ocorra de forma bastante organizada e segura”.

André Augusto Barreto Oliveira, superintendente de Gestão Integrada da Ação Policial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, lembra que a organização de um evento deve observar vários fatores, como a segurança para os participantes, o impacto no trânsito, a poluição sonora e os planos em caso de emergência e pânico. Durante a reunião de trabalho, um dos aspectos abordados foi a necessidade de conscientização e comprometimento dos empresários do setor, tanto no respeito aos prazos necessários para a organização adequada da festa, quanto no cumprimento daquilo que foi estabelecido na licença liberada, como público e horários. O Grupo deve apresentar uma primeira proposta de atuação em 30 dias.