Logo Prefeitura de Salvador

Grupos culturais de Plataforma se apresentam no projeto Boca de Brasa

Dança de rua, teatro, música, poesia, performance e grafite coloriram a Praça São Braz no domingo (27), na mostra final do projeto Boca de Brasa em Plataforma. A iniciativa é realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes).

 

A população pôde assistir ao evento, conduzido pelo humorista Pisit Mota, que reuniu os resultados artísticos das oficinas realizadas entre os dias 23 e 26 de outubro. Os alunos puderam conferir os cursos de Direção Artística e Gestão de Grupos, Produção Executiva e Elaboração de Projetos, Música, Dança de Rua, Grafite e Literatura. Além disso, aqueles pertecentes a grupos culturais do bairro puderam mostrar seus trabalhos, criando um verdadeiro caldeirão cultural.

 

 

 

Artista da primeira edição do Boca de Brasa nos anos 80, o compositor Régis de Santo Amaro expressou alegria ao ver o projeto de volta à ativa no bairro em que mora, ao cantar suas músicas acompanhado de um violão. “É uma felicidade ver o Boca de Brasa de novo. A cidade só tem a ganhar com esse projeto”, comemorou.

 

 

Ministrante da oficina de Produção Executiva e Elaboração de Projetos, a professora Carol Dantas destacou a importância de compartilhar informações sobre as ferramentas de captação de recursos e gestão de projetos. “O trabalho foi muito positivo. Os artistas desejam investir no seu trabalho, mas nem sempre sabem sobre o que há disponível para viabilizar as suas iniciativas. Falamos de assuntos como calendário de editais, fundos de cultura e formulários de inscrição, e isso aumenta as possibilidades para a concretização de suas ideias”, explicou.

 

 

Com mais duas edições previstas para esse ano, Cajazeiras (6 a 10/11)  e Boca do Rio (4 a 8/12), o  projeto Boca de Brasa visa identificar os principais grupos e linguagens artísticas de cada região. A ação pretende construir estratégias de incentivo às expressões culturais mais representativas da cidade.

 

 “Estamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho, pois mostra a diversidade cultural que Plataforma possui. Essa a proposta do Boca de Brasa: incentivar as manifestações artísticas de cada bairro e orientar as políticas públicas de cultura, buscando valorizar o que de melhor cada região possui”, afirmou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

Skip to content