Guarda Municipal amplia parcerias e atuação em operações especiais

Desde o início da atual gestão municipal, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) vêm ampliando sua atuação nas ruas através de ações próprias ou em parceria com outros órgãos da Prefeitura e do Estado. Hoje, mais de um terço dos 1.300 guardas municipais já estão atuando em serviços externos. Esse número deve chegar a cerca de mil até o final do ano. A aquisição de novas viaturas e equipamentos têm sido fundamental para que os guardas possam redimensionar seu trabalho, garantido mais segurança para a população e servidores no desempenho de suas funções.

GUARDAMUNICIPAL

Segundo o coordenador de Operações da Susprev, Anderson Barros, há uma grande demanda pelo apoio dos agentes a operações dos órgãos públicos. “Iniciamos essa gestão com apenas três viaturas, Agora, já temos mais de 30 para o serviço nas ruas. À medida que esse número aumentar, o que já está previsto para este ano, ampliaremos nossa atuação externa”, explica.

02GUARDAMUNICIPAL

Barros afirma que uma das ações de maior visibilidade da Susprev é o serviço de segurança do patrimônio e do público nas praças da cidade. No momento, os guardas já estão presentes nas praças do Campo Grande (Dois de Julho), Irmã Dulce, Piedade e Nossa Senhora da Luz (Pituba). Os agentes também já marcam presença no Parque Urbano de Esporte e Lazer da Boca do Rio e em toda região do Centro Histórico de Salvador.

Parcerias – Em parceria com os órgãos públicos, os agentes atuam tanto em ações rotineiras como oferecendo apoio a operações especiais, a exemplo da Copa das Confederações. Com a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), por exemplo, a Susprev atua dentro do Plano de Ação Integrada (PAI), operações de ordenamento que vem sendo feitas nos finais de semana na orla da Ribeira e no Mercado do Rio Vermelho.

De segunda a sexta, a Susprev está ao lado da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) nas blitze de alcoolemia (Lei Seca). “A Transalvador também nos aciona quando precisa de apoio para ações de ordenamento do trânsito”, diz Anderson Barros.

Os guardas municipais dão suporte ainda à Operação Silere, de combate à poluição sonora, promovida pela a Superintendência de Controle do Uso e do Ordenamento do Solo (Sucom), de segunda a sexta-feira. Ainda com a Sucom, os guardas, quando solicitados, colaboram com o trabalho de combate à poluição visual.

Junto à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) a Guarda Municipal colabora com a abordagem à população de rua. Na esfera estadual, os agentes vêm dando suporte ao projeto Procon Móvel, que integra o Programa Pacto pela Vida.