Guarda Municipal apura abusos em operação conjunta

A Guarda Municipal apura o uso indevido de força em operação realizada ontem (02) na praia do Tubarão, no Subúrbio Ferroviário. A corporação recebeu um vídeo feito por moradores com imagens que revelam abuso de autoridade. “Vamos identificar os guardas envolvidos e que aparecem no vídeo agredindo um cidadão para puni-los. Eles podem até ser expulsos. Nossa Corregedoria já está investigando”, afirmou o chefe da corporação, coronel Peterson Portinho.

O coronel esclarece que, durante a operação de ontem, não houve por parte da Guarda nenhum disparo de arma de fogo. Os agentes da corporação e da Sucom, que realizavam uma operação de combate à poluição sonora com o apoio das polícias Militar e Civil, foram recebidos a tiros durante a fiscalização. Veículos dos dois órgãos municipais foram alvejados por armas de fogo e estão passando por perícia técnica.

Um evento, identificado como festa de Yemanjá, estava sendo realizado sem autorização da Prefeitura na praia de Tubarão, desrespeitando o decreto 24.511/13, que determina regras para a realização de eventos no município. Outras irregularidades foram encontradas, como a presença de barracas e de ambulantes sem a devida licença da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Os níveis de emissão sonora registrados chegaram a 112 decibéis(dBs) – ultrapassando o volume máximo permitido por lei (nº 5354/98), que é de 70 (dBs). Dessa forma, a mesa eletrônica que estava no palco foi apreendida. Neste momento iniciou-se o tumulto e os tiros foram disparados.

Pessoas que participavam da festa investiram agressivamente contra os agentes públicos, arremessando objetos, como latas, baldes e cocos. Um desses objetos quebrou o vidro de um dos veículos da Guarda Municipal. O caso foi registrado na 5ª Delegacia de Polícia.