Guarda Municipal concentra atuação em praças, parques e logradouros

Após doze meses de estudos e investimentos na Guarda Municipal de Salvador (GMS), 2014 aponta como o ano de grandes saltos qualitativos da corporação. Ao ocupar maior destaque nas ações do prefeito ACM Neto, a GMS teve sua estrutura ampliada com capacitações e reciclagens e a chegada das novas viaturas e equipamentos de trabalho, além do maior deslocamento de agentes para praças, parques e logradouros públicos, com vistas a proporcionar maior aproximação com o cidadão e preservação da ordem pública. Por conta disso, a GMS tem sido fundamental nas ações da Secretaria de Ordem Pública nas festas populares e no trabalho de fiscalização da nova orla.

“Durante todo o ano de 2013, intensificamos a capacitação dos nossos agentes em diversos âmbitos de atuação, tais como os cursos de Técnicas Operacionais, de Planejamento de Segurança para Grandes Eventos, e de Formação e Aperfeiçoamento Profissional”, afirma o titular da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), Peterson Portinho, ao enfatizar que tanto as referidas capacitações quanto o Curso de Armamento, Munição e Tiro (200 horas) seguem as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Todas foram concretizadas após a assinatura de convênio com a Polícia Federal, em março de 2012, que permite o armamento da GMS com base no Estatuto do Desarmamento. Para tanto, 75 agentes estão em extenso e rigoroso preparo para a utilização e manuseamento de armas de fogo, necessárias ao dia a dia do trabalho dos mesmos, como última ferramenta no uso progressivo da força.”Nossos primeiros 75 agentes a serem armados estão em preparo há muito tempo. Podemos garantir que este será nosso procedimento com todos os demais guardas, pois pretendemos que a GMS seja uma corporação capacitada com louvor para servir ao nosso município”, afirma Portinho.

Para aproximar a GMS do cidadão e garantir sua proteção e dos espaços de lazer desfrutados pela população, em agosto de 2013 a Prefeitura ampliou o efetivo de agentes nas praças, parques e vias públicas, por meio do novo Plano de Emprego para a Guarda Municipal. Criada pelo Decreto Municipal Nº 24.147, a Operação Especial de Apoio a Serviços Municipais e Proteção aos Serviços Públicos foi desenvolvida com objetivo de ampliar as ações e a presença da Guarda Municipal do Salvador (GMS) nas ruas da cidade.

Os resultados esperados dão conta da redução dos atos de vandalismo, maior aproximação com a comunidade e garantia de melhores serviços. Com sua implementação, o número de espaços públicos alcançados pela GMS foi multiplicado, e contam hoje com a presença maciça de agentes. Esses espaços são os seguintes: praças do Campo Grande, Boca do Rio, Castro Alves, Cruz Caída, Ondina, Sé, Municipal, Nossa Senhora da Luz, Centenário, Terreiro de Jesus, Piedade, Ana Lúcia Magalhães, Estação da Lapa, do Porto ao Farol da Barra.

“Queremos ultrapassar a meta de 21 espaços públicos até dezembro de 2014. Com essas medidas, podemos garantir maior segurança aos usuários dos serviços públicos, além de intensificar a proteção às praças, áreas verdes, monumentos e equipamentos urbanos destinados ao uso do cidadão”, garante Portinho, ao enfatizar que para realizar suas atividades com primor e eficiência, a Guarda Municipal de Salvador conta hoje com 32 viaturas, duas picapes e um ônibus, recebidas em 26 de dezembro de 2013. Com isso, a GMS agora dispõe de melhores condições de trabalho que possibilitam aos agentes promover maior sensação de segurança aos habitantes e visitantes da primeira capital do Brasil.