Guarda Municipal detém mais um suspeito por roubo de fios

No final da manhã desta quinta-feira (5), membros do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Salvador (GMS) detiveram Vitor dos Santos Silva, 27 anos, acusado de roubos de fios na região do Bonocô. A ação ocorreu após investigações realizadas pelo Núcleo de Inteligência da GMS, que já vem monitorando alguns suspeitos de praticar constantemente este tipo de crime.

O jovem, que foi encontrado com cerca de 20 metros de fio e um cachimbo de crack, foi encaminhado para a 6ª Delegacia, em Brotas, para prestar depoimento. Este é o segundo caso, em menos de um mês, em que guardas municipais conduzem um suspeito por roubar fiação elétrica.

No último dia 20, uma briga entre moradores de rua, nas imediações das quadras de tênis da Boca do Rio, gerou a prisão de um homem suspeito por roubos de fios elétricos na orla marítima – uma das áreas com maior índice deste tipo de crime. Na ocasião, o acusado foi levado à 9ª Delegacia, onde foi constatado que já respondia a outros processos, inclusive de homicídio na cidade de Brejões, interior da Bahia.

Prejuízo aos cofres municipais – Em 6 de junho, uma pessoa foi presa e outras três encaminhadas à 1ª Delegacia, nos Barris, sob a acusação de envolvimento com roubo e receptação de fios de cobre, na Ladeira da Preguiça, acesso à Conceição da Praia. Dentre outros casos do tipo ocorridos na cidade este ano estão o roubo de 600 metros de fio na Avenida da França, no Comércio, e mais 300 metros de fio de cobre subterrâneo, no entorno da Arena Fonte Nova.

Somente nos primeiros cinco meses de 2013, o problema causou um prejuízo de R$200 mil aos cofres municipais. O valor é equivalente à instalação de 1 mil novos pontos de luz na capital baiana. De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), além do apoio das polícias civil e militar e da Guarda Municipal, a população também pode contribuir para combater o problema, através de denúncias às autoridades policiais.