Guarda Municipal inicia primeiro curso de gestão ambiental

A Guarda Civil Municipal (GCM) deu início, esta semana, ao seu primeiro Curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Com uma turma formada por 17 alunos, todos recém-empossados como guardas municipais, a atividade visa fortalecer o treinamento e capacitar os profissionais lotados no Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), que atuam no resgate a animais silvestres na cidade, além de proteger os parques e praças.

O curso faz parte da grade curricular da GCM, e aborda temas como ecologia, conhecimento da biosfera, sistema nacional de unidades de conservação, fiscalização ambiental, além de visitas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e parques municipais. A capacitação tem carga horária de 40h e acontece até a sexta-feira (1º).

“A ideia deste curso é promover aprendizado para os novos GCMs, que, aos poucos, serão todos qualificados. Os agentes terão noções de meio ambiente e estarão aptos para atuarem na área, buscando promover a prevenção e proteção ambiental do município”, explica o supervisor do Gepa, Robson Pires.