Guarda Municipal retoma atividades presenciais com idosos do Santo Antônio

A Guarda Civil Municipal (GCM), através da Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev), promoveu, na manhã desta quarta-feira (22), uma aula especial ao ar livre com idosos do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico. A ação marcou o retorno – de forma gradativa – das atividades presenciais do trabalho de educação física realizado pela GCM com os moradores da área.

Para o coordenador da Cprev, James Azevedo, a retomada é importante neste momento, pois muitos idosos não têm aparelho celular próprio para acompanhar as aulas de casa e, por isso, estavam sem realizar os exercícios. Além disso, ele afirmou que a atividade é fundamental para que haja a integração e convívio social entre os alunos, porém ainda respeitando o distanciamento imposto pela pandemia.

“É importante esse diálogo entre eles, carinho, afeto, compartilhar emoções, porque é um momento em que se entregam. Eles fazem esse convívio e, com isso, passam a ter outra dinâmica de vida, se sentem mais vivos. Eles começam a trabalhar pessoalmente as atividades, se movimentando mais”.

O professor e agente Jorge Ricardo Vasques não escondeu a felicidade ao reencontrar os alunos nesta manhã. Ele lembrou que o projeto tem três anos de existência, sendo que mais da metade desse tempo – e praticamente um ano e oito meses – sem esse contato. “Para essas pessoas que não têm oportunidade de ter atividade de qualidade e de forma gratuita, é uma satisfação. Para mim é só felicidade, pela forma como sou recebido, como elas aceitam minha forma de dar aula”.

Alegria – Aluna do projeto desde o início das atividades, a aposentada Rita de Cássia Souza, 61 anos, achou maravilhoso poder retornar. “Nós estávamos ansiosos por isso, faz toda a diferença no meu dia”.

Aos 59 anos, Marizete Paixão, de 59 anos, também é aluna veterana e confessou estar sentindo falta das aulas presenciais. “Aqui o grupo já é uma família, senti falta disso. Aqui, o retorno foi maravilhoso, só alegria”.

Com 82 anos muito bem vividos, Áurea Neiva era uma das mais animadas. “As aulas são ótimas, estarei aqui toda quarta-feira, com certeza, porque ao vivo é bem melhor”.

Protocolos – Para que o retorno fosse possível, todos os participantes apresentaram atestado médico e a comprovação da vacinação com as duas doses da vacina contra a Covid-19 antes da atividade. Durante as atividades, a GCM vai aferir a temperatura dos idosos, além de disponibilizar máscaras e álcool em gel.

As aulas continuam de forma on-line de segunda a sexta, mas às quartas-feiras vão acontecer de forma híbrida, com a aula presencial e virtual, para os que ainda não se sentem seguros em retornar. Em outubro, a expectativa é de que sejam duas aulas presenciais no formato híbrido e uma aula totalmente de forma virtual.