Guarda Municipal se reúne com membros do Observatório de Segurança

O trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal de Salvador (GMS) foi discutido nesta quinta-feira (22), em uma reunião que envolveu a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) e membros do Observatório de Segurança Pública da Bahia. Na ocasião, estiveram presentes o superintendente da GMS, Peterson Tanan Portinho; a diretora-presidente da Unipaz-BA, Maria Virgínia Garcez Segundo; o major e professor João Apolinário; o gerente de Desenvolvimento da GMS, Carlos Damasceno; a gerente de Prevenção da GMS, Elza Carolina; e o supervisor do Grupamento de Operações Especiais (GOE), Anderson Barros.

GUARDA

De acordo com Apolinário, a Guarda Municipal possui um efetivo com alta capacitação e deve atuar no desenvolvimento de ações pontuais que tragam resultados para a Prefeitura e a população. “A Guarda Municipal precisa ocupar regiões centrais, para que isso possibilite um maior deslocamento da Polícia Militar para áreas com grandes índices de violência”, ressaltou.

O superintendente Portinho informou que a instituição já se prepara para ampliar o efetivo de agentes em praças e outros espaços públicos, no sentido de atuar de maneira mais próxima ao cidadão. “Já fizemos isso em praças como Campo Grande, Nossa Senhora da Luz e Boca do Rio. Agora já possuímos um planejamento para ampliar o monitoramento da cidade, através de câmeras, o que vai possibilitar uma maior disponibilidade de agentes nos espaços e vias públicas”, afirmou.

Durante a apresentação, também foi ressaltada a importância de designar a GMS para o trabalho de ajuda comunitária com inteligência, atuando na identificação de regiões que contenham vulnerabilidade social e de segurança. O grupamento deve, ainda, desenvolver estudos em espaços públicos considerados inseguros e monitoramento das atividades públicas cotidianas, além de mapear atividades sociais que gerem insegurança. A intenção, de acordo com Portinho, é atuar nesses espaços desenvolvendo ações de prevenção à violência, sempre com o cidadão.

Capacitação

A Guarda Municipal assinou convênio com a Polícia Federal para utilização de armamento em março de 2012. Desde então, os agentes passam por diversas capacitações, sendo a mais recente via convênio entre a Prefeitura Municipal do Salvador e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça. A atividade engloba todos os 1.292 agentes com capacitação de 230 horas, com matérias específicas para atuação da Guarda Municipal no âmbito da segurança pública. Junto à referida capacitação do Ministério da Justiça, 35 agentes já finalizaram o Curso de Armamento, Munição e Tiro, ministrado pela PMBA, com uma carga de 200h, enquanto outros 35 se preparam para compor a segunda turma.