Logo Prefeitura de Salvador

Guardas Municipais são capacitados para captura de enxame de abelhas

Com a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) participam, esta semana, de um curso para Captura de Enxames de Abelhas. Voltadas para os agentes lotados no Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), as aulas teóricas foram realizadas na sede do órgão, na Avenida San Martin, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.O objetivo da ação é instruir os profissionais para a atividade, bastante demandada pela população em Salvador. 

A iniciativa, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faeb/Senar), traz aos agentes a noção de como as abelhas se comportam, suas funções na colmeia e o ciclo de vida. Além disso, são abordadas informações sobre o manejo correto de materiais utilizados para capturas, bem como a fabricação de caixas para retirada de enxame. 

O supervisor da Gepa, Robson Pires, salientou que a presença do enxame de abelhas em zona urbana acaba se tornando um problema. Através da capacitação, a intenção da GCM é realocar esses enxames, enviando para entidades que trabalham com apicultura. Pires afirmou que ainda não há previsão para que os agentes iniciem a captura em Salvador, mas salienta que todos os EPIs próprios para a atividade já foram adquiridos. 

A instrutora credenciada do Senar, Lana Carlton, explicou que a parceria surgiu a partir de uma necessidade da GCM e assim foi criada essa nova modalidade de curso, o primeiro na Bahia voltado para forças de segurança. “A Senar faz essa capacitação trazendo toda a segurança para os agentes atuarem junto à comunidade, com aulas teóricas e práticas, e encerramos com o simulado de captura de enxames em campo”. O simulado acontece nesta sexta-feira (28), em uma associação no município de Santo Amaro. 

Preservação – O guarda civil Fábio Sena faz parte do Gepa há quatro anos e considera a capacitação um aprendizado a mais que ele levará para o dia a dia no grupamento. “Salvador necessita desse suporte que o Gepa oferece, resgatando animais e colocando-os de volta no habitat natural. Como guarda, é uma gratificação poder me qualificar e ter oportunidade de salvar os animais que estão basicamente entrando em extinção na cidade”.

O agente destaca que as abelhas necessitam de uma atenção especial, porque o desmatamento da cidade tirou delas o lugar correto para fazer as colmeias. “Com a capacitação, podemos capturá-las e levá-las para um local onde elas podem fabricar o mel e fazer a polinização das cidades”, concluiu.

Skip to content