Horta em escolas estimula alimentação saudável de alunos

Os alunos da rede municipal de educação de Salvador, além de aprenderem sobre a importância da preservação do meio ambiente em sala de aula, ganharam um reforço importante para aplicar os próprios conhecimentos sobre o tema. Trata-se do projeto Horta nas Escolas, iniciativa promovida pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação (Smed) e de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).

A retomada do projeto ocorreu na última quinta-feira (15), na Escola Municipal Professora Alita Ribeiro de Araújo Soares, no Vale dos Lagos. Com o apoio técnico das equipes da Secis, os pequenos iniciaram o plantio de hortaliças.

A programação visa expandir gradativamente a estratégia para as demais instituições de ensino da rede, com vistas a incentivar a produção de espécies de hortaliças. O intuito é despertar nos estudantes o hábito da alimentação saudável, bem como, o contato direto com a terra, fomentando uma cultura de educação ambiental.

“É uma forma de estimular desde cedo o contato das crianças com a terra. Além de fortalecer a manutenção de hábitos alimentares saudáveis, também é uma maneira prática de gerar a educação ambiental entre os estudantes”, explicou Marcelle Moraes, titular da Secis.

Como funciona – No projeto, a Smed oferece o espaço dentro da escola para o cultivo e manutenção das hortas. A partir daí, a Secis fica encarregada da estrutura técnica e da orientação para que professores, alunos e comunidade escolar possam preservar e manter o funcionamento do projeto. De acordo com o secretário da Educação, Marcelo Oliveira, a expectativa é que a estratégia seja levada ao maior número possível de escolas públicas da capital baiana.

“As hortas vão ajudar o professor a trabalhar o conteúdo dentro da disciplina que leciona de maneira prática, dinâmica e interativa. É um projeto de extrema importância. Vale destacar que as hortaliças colhidas no projeto serão encaminhadas para merenda escolar, propiciando aos alunos gêneros alimentícios saudáveis, frescos e livres de agrotóxicos”, destacou.

Criado: 19 Setembro 2022