Logo Prefeitura de Salvador

Idosos a partir de 65 anos começam a ser vacinados nesta terça (30)

Nesta terça-feira (30), serão inclusos na estratégia de vacinação contra Covid-19 os idosos com 65 anos ou mais que residem em Salvador. Na parte da manhã, das 8h às 12h, serão atendidas as pessoas com 66 anos ou mais. Já no período da tarde, das 13h às 17h, será a vez dos indivíduos com 65 anos ou mais, nascidos entre 30 de março e setembro de 1955. 

A imunização acontece nos pontos de drive-thru situados na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Barradão (Canabrava), Unijorge (Paralela) e Vila Militar – Dendezeiros. 

Os pontos fixos estão na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris), Unijorge (Paralela), Barradão (Canabrava) e

Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros). 

Já os pacientes em hemodiálise podem ser vacinados na FTC – Campus Paralela e USF San Martim III (drives-thru) e USF Colinas de Periperi e FTC – Campus Paralela (pontos fixos). 

Autônomos – Também prossegue a vacinação para os autônomos: farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico da saúde bucal, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e odontólogos. Para terem acesso às doses, estes profissionais precisam estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br e, também, apresentar os seguintes documentos: carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda ou comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal. 

A aplicação da primeira dose dos trabalhadores ligados aos estabelecimentos de saúde também ocorre nesta terça. O nome também precisa estar na lista disponível no site da SMS. No local de vacinação, deverão portar a carteira do conselho de classe e apresentar cópia do último contracheque, ou contrato de trabalho pessoa jurídica ativo, ou última nota fiscal.

Já as pessoas que atuam em áreas afins nos estabelecimentos de saúde, como higienizadores, devem apresentar documento de identificação com foto mais cópia do último contracheque ou última nota fiscal. 

A vacinação para estes públicos acontece nos pontos drive-thru da Faculdade Bahiana de Medicina (Cabula), Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas) e Universidade Católica de Salvador (UCSAL – Campus Pituaçu). Os pontos da Faculdade Bahiana de Medicina em Brotas e Cabula também são pontos fixos. 

Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde. É preciso estar atento à data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação. 

Os idosos que foram imunizados através do Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema. 

A segunda dose para idosos será aplicada nos mesmos locais da imunização para pessoas acima de 66 anos, Já a segunda dose de trabalhadores da saúde é realizada na FTC – Campus Paralela (drive e fixo), USF San Martim III (drive) e USF Colinas de Periperi (fixo). 

Vacina Express – Os idosos com 65 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br . São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. 

Filômetro – Para evitar filas, o cidadão a ser imunizado pode utilizar o Filômetro para saber quais os pontos de vacinação com maior ou menor movimentação. As informações estão disponíveis no site filometro.saude.salvador.ba.gov.br .

Skip to content