Logo Prefeitura de Salvador

Idosos aproveitam mobilização especial de imunização contra gripe

As pessoas acima de 60 anos movimentam os postos da capital baiana, neste sábado (8), para tomar a dose da vacina contra a Influenza. A estratégia, denominada Dia da Sabedoria, prossegue até as 16h em mais de 50 pontos de imunização instalados na cidade. Para reforçar a estratégia, não houve vacinação contra a Covid-19 hoje.

No 5º Centro de Saúde, nos Barris, o bacharel em Direito Rogério Simões aproveitou o mutirão e levou os pais Antônio e Lúcia, de 77 e 74 anos, respectivamente, para serem imunizados contra a Influenza. “Soube que aconteceria o mutirão hoje e trouxe eles aqui. Já tomaram as três doses contra a Covid-19 e só estava faltando tomar essa vacina da gripe”, relatou.

Acompanhada da família, a aposentada Samara Protásio, de 63 anos, também compareceu ao 5º Centro para garantir a imunização. Ela, que disse sempre participar das campanhas, contou que ainda não tinha recebido a dose contra a Influenza devido à pandemia de Covid-19. “No ano passado fiquei em casa, enclausurada, e acabei não indo ao posto para me vacinar. Mas, com esse surto aí, procurei vir pra me precaver”.

O titular da Saúde, Leo Prates, destacou que o objetivo do Dia da Sabedoria é atingir o número total de pessoas acima de 60 anos em Salvador que precisam ser imunizados contra a gripe. “São cerca de 178 mil idosos que ainda não tomaram a dose contra a gripe em 2021. Para a realização da estratégia, estão sendo usados alguns critérios, dentre eles o cidadão não ter tomado essa dose no ano passado e ser residente em Salvador”, pontou o secretário.

Ele ainda explicou a motivação para essa vacinação especial. “Focamos nos idosos neste momento porque, das 48 pessoas que vieram a óbito na cidade devido à Influenza, desde o ano passado, a maioria foi de idosos, que é o público mais vulnerável à doença”, alertou Prates.

Salvador tem uma população estimada em 339.329 idosos, de acordo com o último recadastramento feito pela SMS. Desses, 220.868 foram vacinados contra a gripe, o que corresponde a uma cobertura de 55% deste público.

Documentação – No ponto de imunização deverão ser apresentados o Cartão SUS vinculado à capital baiana, caderneta de vacina e documento de identificação com foto. O objetivo da estratégia, definida após o recebimento de 150 mil doses doadas pelo governo paulista, é garantir a proteção do maior número de pessoas mais vulneráveis contra a doença, principalmente frente ao surto de gripe que afeta a cidade desde o final do ano passado.

Postos de imunização do Dia da Sabedoria:

*DISTRITO SANITÁRIO CENTRO HISTÓRICO                                          

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, USF Terreiro de Jesus e UBS Péricles Cardoso (Barbalho).

Pontos extramuros: Estação da Lapa e Feira de São Joaquim (Med Móvel funcionará na Estação do Samba, espaço ao fundo da Feira).

*DISTRITO SANITÁRIO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO

Pontos fixos: USF Beira Mangue, USF Itacaranha, USF Colinas de Periperi, USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos), USF Ilha Amarela, UBS Sérgio Arouca (Paripe).

Drive-thru: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos).

*DISTRITO SANITÁRIO DE CAJAZEIRAS

Pontos fixos: USF Cajazeiras XI e USF Cajazeiras V.

*DISTRITO SANITÁRIO DE ITAPUÃ

Pontos fixos: USF Parque São Cristóvão, USF Nova Esperança e USF KM 17 (Itapuã).

Pontos extramuros: Estação Mussurunga.

*DISTRITO SANITÁRIO BARRA/RIO VERMELHO

Ponto fixo e drive-thru: 5º Centro de Saúde (Barris).

Pontos extramuros (das 9h às 16h): Shopping Itaigara, Shopping Barra e Shopping Salvador.

*DISTRITO SANITÁRIO CABULA/BEIRU

Pontos fixos: USF Resgate, UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro) e USF Cabula VI.

*DISTRITO SANITÁRIO PAU DA LIMA

Pontos fixos: USF João Roma Filho (Estrada Velha do Aeroporto), USF Canabrava, UBS Pires da Veiga (Pau da Lima) e UBS Castelo Branco.

Drive-thru: Unijorge Paralela.

*DISTRITO SANITÁRIO SÃO CAETANO/VALÉRIA

Pontos fixos: USF Deputado Luiz Braga (Pirajá), USF Recanto da Lagoa I, USF Capelinha, USF Antônio Lazarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro) e UBS Frei Benjamin (Valéria).

*DISTRITO SANITÁRIO BROTAS

Pontos fixos: USF Vale do Matatu, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), UBS Manoel Vitorino (Brotas) e UBS Mário Andrea (Sete Portas).

*DISTRITO SANITÁRIO LIBERDADE

Pontos fixos: USF IAPI e UBS Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo).

*DISTRITO SANITÁRIO BOCA DO RIO

Pontos fixos: USF Imbuí, USF Curralinho, USF Pituaçu e USF Zulmira Barros (Costa Azul).

*DISTRITO SANITÁRIO ITAPAGIPE

Pontos fixos: UBS Virgílio de Carvalho (Dendezeiros) e UBS Ministro Alckmin (Massaranduba).

Drive-thru: Vila Militar (Dendezeiros).

Skip to content