Idosos com 94 anos são vacinados contra Covid-19 nesta quarta (3)

A Prefeitura entra nesta quarta-feira (3), no segundo dia de execução do plano de vacinação voltado para os idosos acima de 90 anos residentes em Salvador, contemplando a faixa etária dos 94 anos. O atendimento está sendo feito exclusivamente nos drive-thrus instalados do 5º Centro de Saúde, nos Barris, e no supermercado Atacadão, em Fazenda Coutos (Subúrbio Ferroviário); além das salas de vacina das Unidades de Saúde da Família de Plataforma e também no 5º Centro.

Indivíduos com 90 anos ou mais, preferencialmente acamados ou com dificuldade de locomoção, podem solicitar a vacinação domiciliar. Basta realizar o cadastro através do site www. vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br. As equipes volantes têm capacidade de atender até 70 agendamentos por dia, priorizando a tabela definida por idade.

Balanço – A vacinação dos idosos começou ontem (2), quando 1,6 mil pessoas com 95 anos ou mais foram imunizadas contra o novo coronavírus em Salvador. Aquele idoso que não pôde comparecer aos pontos de vacinação podem se dirigir ao longo da semana nos locais direcionados exclusivamente para eles. A expectativa é beneficiar, até domingo (7), cerca de 7,8 mil indivíduos com 90 anos ou mais cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e residentes na capital baiana.

Adiamento nas ilhas – Devido ao mau tempo, a imunização dos idosos residentes nas Ilhas de Bom Jesus e Paramana, que aconteceria hoje, foi reprogramada para amanhã (4). A SMS já realizou o mapeamento prévio das localidades onde esses indivíduos residem para contemplar integralmente esses moradores das ilhas vinculadas a Salvador.

Cadastro – Antes de comparecer aos locais de imunização, é necessário que o idoso ou responsável verifique se o nome conta na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde. Caso não esteja, a atualização cadastral pode ser feita das seguintes formas: ou pelo portal Recadastramento SUS, no endereço www. recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br ou de forma presencial no 5º Centro de Saúde.

Nesse último caso, o serviço pode ser feito pelo titular ou por algum responsável com a apresentação da carteira de identidade, CPF, RG e comprovante de residência. Caso o idoso esteja presente no ato do cadastramento já poderá receber a dose da vacina, de acordo com idade/data.

Idosos com comorbidades – Idosos que estejam neste momento apresentando qualquer doença aguda devem postergar o uso da vacina e consultar seu médico para serem liberados para imunização.

Próximas etapas – Na quinta-feira (4), serão imunizados os idosos com 93 anos. Na sexta-feira (5), é a vez das pessoas com 92 anos de idade. No sábado (6), os vacinados são aqueles com 91 anos de idade. Por fim, no domingo (7), serão imunizados os cidadãos que possuem 90 anos.