Idosos cultivam horta orgânica no Abrigo D. Pedro II

Diariamente, 20 idosos residentes do Abrigo D. Pedro II ocupam boa parte do tempo com plantação de mudas, manejamento e regagem de diversos tipos de hortaliças como cebolinha, manjericão, alface e hortelã. As atividades são realizadas na recém- implantada Horta Vertical da instituição, realizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). O objetivo é promover a inclusão social dos idosos, além de proporcionar-lhes atividades relaxantes e conhecimentos nas áreas de educação alimentar e ambiental.

Tudo começou no Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), quando o agrônomo da EBDA, Antônio Carneiro, e o professor e coordenador do projeto Horta Educativa Irmã Dulce, Jorge Nascimento, ministraram palestras sobre horta educativa como forma de inclusão e sobre os processos de reciclagem de material. Em seguida, os idosos aprenderam a confeccionar estruturas utilizando materiais reciclados como garrafas pet e iniciaram o plantio das hortaliças.

Entusiasmados com a nova atividade e com os resultados já obtidos, os idosos são assíduos na rotina. Um deles é Clóvis de Almeida, 64 anos, que mora no abrigo há dois anos e meio. “Todos os dias venho regar as plantinhas, é uma forma de distração”, diz.

Já Margarida Marques, 92 anos, residente há 40 anos no D. Pedro II, voltou no tempo. “Eu sempre plantava alguma coisa, agora posso fazer tudo isso na horta do Abrigo. Além disso, estou conhecendo um novo modo (horta suspensa), é muito bom. Cuidar das plantinhas me agrada muito”.

A próxima etapa é a implantação de uma horta convencional, no solo, onde serão plantados produtos orgânicos como tomate, jiló e pimentão. Além disso, deverá ser instalado um sistema de irrigação para facilitar a atividade dos idosos.