Idosos destacam importância da terceira dose contra Covid-19

Em quase 20 dias, mais de 15,5 mil idosos residentes em Salvador, com 70 anos ou mais, já receberam a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Quem comparece aos postos destaca a importância de receber uma nova dose de reforço, seguindo a recomendação das autoridades sanitárias, para se manter distante das formas mais graves da doença.

Prestes a completar 86 anos no mês de outubro, a artesã Stela Tourinho esteve no drive-thru, montado no Shopping Bela Vista, e garantiu a imunização completa. Para ela, é muito importante que todos sejam bem atendidos e vacinados. “Fui, me vacinei e voltei pra casa tranquila e calma”.

Ela acredita que a terceira dose é fundamental, principalmente para ela, que tem família grande, garantindo assim a proteção de todos. “A minha família vai ficar menos preocupada por eu ter tomado a vacina. Não apresentei nenhuma reação adversa”, comemorou.

No Abrigo Dom Pedro II, em Piatã, o residente Edvaldo Conceição dos Santos, de 82 anos, também já recebeu a terceira dose e manda um recado: “Eu aconselho que todos os idosos tomem a vacina e se protejam. Eu não estou sentindo absolutamente nada. Vou continuar todos os cuidados contra a doença, usando máscara, passando álcool em gel e tudo mais”.

Também no abrigo, dona Cecília Corrêa foi vacinada com a terceira dose e se sente mais segura, com a certeza de estar precavida contra a Covid-19. Ela fez questão de pedir a todos que se cuidem e evitem a contaminação. “A doença é complicada e requer muitos cuidados, então é importante que cada um se cuide o máximo possível”.

Estratégia – Iniciada em 30 de agosto passado, a estratégia, promovida pela Prefeitura, tem reforçado a imunidade destes cidadãos com as aplicações dos imunizantes da Oxford/AstraZeneca ou Pfizer/BioNTech. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mais de 9 mil cidadãos nesta faixa etária ainda não compareceram aos postos para esta dose de reforço.

Segundo a subcoordenadora de imunização da SMS, Doiane Lemos, a terceira dose serve para manter a produção de anticorpos e o grau de imunidade entre os idosos. “Da mesma forma que a criança tem um sistema imunológico em formação, o sistema imunológico dos idosos já não age da mesma forma em comparação a um indivíduo adulto, por isso a necessidade de uma nova dose de reforço”, explica.

A profissional ressalta que a vacinação vem trazendo impactos positivos quanto ao número de casos, de óbitos e de internamentos. “Não podemos baixar a guarda”, alertou.

Postos – Para conferir se o idoso já está apto para a terceira dose, basta conferir no cartão de vacinação, se já completou seis meses da segunda dose aplicada e verificar se o nome do idoso está habilitado a receber o reforço. A lista está disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br .

Vacina Express – Os idosos acamados e com dificuldade de locomoção contam com o serviço especial de vacinação em domicílio, o Vacina Express. Para isso, basta acessar o site www.vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br e fazer o agendamento. Quem já foi atendido pelo serviço não precisa realizar um novo cadastro no sistema, pois a equipe retornará, automaticamente, para aplicação da dose.