Idosos e profissionais de saúde se vacinam contra gripe no Shopping Piedade

A partir desta segunda-feira (18), idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde podem receber a dose do imunizante contra a gripe no Piso L1 do Shopping Piedade. A estratégia, realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa aumentar o acesso à vacina. O ponto de vacinação, neste local, funciona de segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 16h.

Profissional de saúde, a psicóloga Evelyn Souza, de 26 anos, falou sobre a facilidade do acesso ao imunizante.  “Não tive nenhuma dificuldade para receber a vacina. O local é centralizado e não tem filas. Diante desse período mais chuvoso, tomar a vacina contra a gripe é extremamente importante. O tempo é propício para o vírus circular, e por isso, a gente precisa se precaver”.

Ao receber a dose, o taxista Gerson Menezes, de 61 anos, comemorou o fato de não ficar gripado há anos. “Desde que surgiu essa vacina, eu tomo e não tenho mais nem tosse. É um imunizante seguro, como todos os outros. Se tem mais 60 tem que vir. Está tudo organizado, sem bagunça, sem fila, só não toma a vacina quem não quer se cuidar”, opinou.

Ao passar pelo local, a funcionária pública Zerenilde Bispo, de 66 anos, optou por se vacinar e destacou a importância da imunização. “Há anos que eu não tenho gripe, graças a Deus e à vacina. Passamos por uma fase horrível de pandemia, e a gente não precisa viver outros surtos. Está mais do que claro que a vacina salva vidas, e eu vou preservar a minha sempre que puder”, avaliou.

Campanha – A campanha anual de vacinação contra a gripe foi iniciada no último dia 4. Nesta primeira fase, o imunizante está disponível apenas para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

Além do ponto no Shopping Piedade, o imunizante também está disponível em todas as 156 salas de imunização implantadas nos postos de saúde da rede. A meta da SMS é vacinar até junho, 90% da população elegível. A estimativa é que cerca de 1,2 milhões de pessoas façam parte do público-alvo.