Logo Prefeitura de Salvador

II Encontro de Vigilância em Zoonoses de Salvador começa nesta quarta (24)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta quarta-feira (24), o II Encontro de Vigilância em Zoonoses do CCZ de Salvador. Promovido através da Diretoria de Vigilância em Saúde, vinculada ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o evento acontece até amanhã (25), das 8h às 18h30, em formato virtual através da plataforma Zoom.

No total, serão 18 palestras com temas diversos em saúde, com participações de multiprofissionais da pasta, além de parceiros e convidados. O encontro tem o apoio da Faculdade Bahiana de Medicina (FBDC) e do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), e visa o compartilhamento de saberes, discutindo temas relevantes acerca da Vigilância das Zoonoses, das arboviroses e dos animais peçonhentos.

“Nos dedicamos a realizar um evento interestadual e interinstitucional, primando pela troca de saberes e experiências, dada a importância dos serviços que prestamos para a população. São 18 palestras cujos temas refletem os desafios nas ações de Vigilância do CCZ no cenário da pandemia e também os avanços obtidos com as diversas atividades de prevenção e controle desenvolvidas pelo CCZ de Salvador” destaca o chefe do Setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses da SMS, Pericles Pires.

O secretário Municipal da Saúde, Leo Prates, e a diretora de Vigilância em Zoonoses, Andrea Salvador, fazem a palestra de abertura do evento, com o tema “A importância do II Encontro de Vigilância em Zoonoses do CCZ de Salvador- BA”. Segundo Prates, investir em educação e mobilização social para conscientizar e informar a população, tem sido uma das práticas contundentes adotadas pela gestão.

Confira alguns temas a serem abordados:

Palestra Magna: A importância das Zoonoses para a saúde humana e a perspectiva da saúde única

Palestrante: Denizard André de Abreu Delfino – médico veterinário integrante do Grupo de Trabalho (GT) Saúde Única, do Ministério da Saúde

O impacto da Covid-19 nas ações de Vigilância em Zoonoses

Palestrante: Andréa Salvador de Almeida – médica veterinária e diretora de Vigilância à Saúde de Salvador

Ações estratégicas de vigilância entomológica e controle vetorial do Aedes aegypti realizadas pelo CCZ de Salvador – BA

Palestrante: Cristina Guimarães Santos – bióloga e subcoordenadora de Ações de Controle e Arboviroses do CCZ/Salvador

A Leptospirose como uma zoonose negligenciada

Palestrante: Eduardo de Masi – coordenador do Núcleo de Vigilância, prevenção e controle de Fauna Sinantrópica, da Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo

Vigilância e Controle da Leishmaniose no Estado da Bahia

Palestrante: Silvia Letícia Cerqueira de Jesus –  enfermeira da Referência Técnica do Programa Estadual de Vigilância e Controle da Leishmaniose, da Secretaria de Saúde da Bahia

Estratégias de Educação Permanente em Saúde na SMS de Salvador

Palestrantes: Melícia Reis – assistente social e subcoordenadora de Capacitação da Secretaria Municipal da Saúde, e Rosângela Fontes – técnica da Central de Gestão de Pessoas (CGPS-Capacitação).

Skip to content