Logo Prefeitura de Salvador

II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas é aberta com posse dos membros do Conselho Municipal  

Fotos: Bruno Concha/Secom  

Dialogar e elaborar estratégias que viabilizem a redução de danos, por meio das ações de educação, acolhimento e proteção é o principal objetivo da “II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas”. O evento foi aberto nesta terça-feira (13), durante o Seminário Municipal de Políticas sobre Drogas e a posse dos membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad).  

A programação da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorreu no auditório do Ministério da Economia, no Comércio, com participação maciça de representantes diversos da sociedade civil.   

Segundo o secretário de Promoção Social, Júnior Magalhães, a posse dos conselheiros é um marco importante para o avanço das políticas públicas sobre drogas no município. “O Comad será um órgão consultivo e deliberativo, composto de forma paritária, que vai desempenhar um papel fundamental na implantação, consolidação e fiscalização dessas políticas. Por meio do conselho, poderemos fortalecer a rede de cuidado e apoio às pessoas que fazem uso de drogas, contribuindo para a promoção da saúde, redução de danos e garantia dos direitos humanos” destacou Júnior Magalhães.  

O titular da pasta salientou que o seminário tem o objetivo de promover encontros e compartilhar informações sobre a redução de danos no uso de drogas, além de combater os estigmas relacionados aos usuários. Ele ressaltou, ainda, a importância de abordar o tema “Reinventando Caminhos: Redução de Danos, uma estratégia possível”. “A política pública específica visa diminuir os riscos envolvidos no uso dessas substâncias, sem qualquer forma de julgamento ou discriminação”, assinala.   

Também presente à mesa, a secretária de Saúde, Ana Paula Matos, fez questão de agradecer a participação de todos os presentes no evento, em especial, da diretora de Saúde Mental e Políticas sobre Drogas no Ministério da Saúde, Sônia Barros. “A responsabilidade é enorme. Chegou o momento de abrir portas e de fato tratar as políticas públicas sociais na integralidade e na integração”, afirmou a titular da SMS. 

O seminário contou ainda com a participação dos representantes do Projeto Axé, Comunidade Cidadã e Vida, Universidade Federal da Bahia (Ufba) e todas as instituições representadas no Conselho. Dentro da programação, nesta quarta-feira (14), acontece a Feira de Serviços, Cultura e Cidadania, no Largo de Roma, a partir das 9h. 

13/06/2023

Skip to content