Logo Prefeitura de Salvador

Ilha de Maré recebe serviços socioassistenciais e de saúde da Prefeitura

A comunidade de Ilha de Maré foi beneficiada com mais duas ações realizadas pela Prefeitura esta semana, nas áreas de saúde e assistência social. As iniciativas visam levar os serviços para os moradores da parte insular de Salvador. 

Na quinta-feira (13), uma Feira Social foi promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda (Semdec). Foram realizados, aproximadamente, 500 atendimentos em todos os serviços ofertados, a exemplo da inclusão e atualização cadastral no Cadastro Único (CadÚnico) e orientações dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que são unidades públicas responsáveis pelo atendimento de famílias e indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade social. 

A programação também contou com o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), programa de mediação de mão de obra gratuitamente, que facilita a recolocação digna do cidadão que busca emprego, inserindo-o social e economicamente na sua comunidade. Os moradores também tiveram acesso ao Primeiro Passo, auxílio financeiro combinado com ações de educação e saúde para as famílias, e a população feminina participou da ação de Educação Menstrual, que envolveu a distribuição de 600 absorventes. 

“Mensalmente a Prefeitura tem realizado feiras como estas, articulando várias pastas do município, agregando outros serviços sociais ao CadÚnico Itinerante. Essa é uma forma de descentralizar os serviços do município. Para isso, é feita uma busca ativa para mapeamento das demandas em todos os bairros de Salvador, com o objetivo de alcançar localidades afastadas das sedes dos serviços, fazendo o atendimento chegar a quem mais precisa” explicou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro. 

Saúde – Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou uma ação itinerante em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e conscientização do câncer de mama e colo do útero. A atividade, ocorrida na última terça-feira (11), ocorreu em parceria com o Instituto Provida, responsável pela gestão das unidades de saúde da Ilha de Maré. 

Para garantir o acesso dos pacientes aos serviços de saúde e acolher a população, uma equipe de profissionais promoveu o transporte dos moradores das localidades de Bananeiras e Maracanã até à Unidade de Saúde de Ilha de Maré. Para isso, uma embarcação temática foi enfeitada com balões rosas e frases de incentivo ao cuidado integral à saúde da mulher. 

“Preparamos uma programação especial para todo o mês de outubro, mas, a nossa proposta é fomentar a importância de fazer o acompanhamento preventivo durante todo o ano”, destacou o secretário da pasta, Decio Martins. 

A iniciativa contou com a oferta de exames ginecológicos, avaliação odontológica, entrega de requisições para exames de mamografia, além de aferição de pressão arterial, testagem sorológica para detecção de doenças, como o HIV, sífilis e hepatite B e C. Uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde participaram da ação.

Criado: 14 Outubro 2022

Skip to content