Decoração do Natal de Salvador foi inaugurado oficialmente

O prefeito ACM Neto ligou na noite da última sexta-feira (06), na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, a iluminação de Natal da cidade, que conta com o com uso de painéis de LED. Bem maior do que ano passado, e com previsão de gastar menos em consumo de energia, a estrutura com árvores gigantes e painéis luminosos já funciona no Centro da cidade e em algumas avenidas, mas se estende também para a região do Subúrbio e ilhas.

NATALDESALVADOR09.12

A decoração natalina este ano traz também o uso de painéis luminosos em substituição às tradicionais gambiarras. Porém, o que chama mais a atenção são as árvores gigantes. “Temos 15 árvores de Natal espalhadas pela cidade, algumas com 15 metros de altura, o que corresponde a um prédio com mais de seis andares”, disse Hélder Lopes Campos, diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), pasta responsável pelo trabalho.

O prefeito convidou as famílias a conhecerem a decoração iluminada do Natal de Salvador, inclusive na Praça Dois de Julho, entregue recentemente totalmente requalificada. “Natal é um momento de confraternização, inclusive utilizando os espaços públicos da cidade. Salvador está ficando cada vez mais bem cuidada e mais linda. Vamos aproveitar e viver a nossa cidade” salientou.

O projeto de iluminação natalina foi desenvolvido pelo consórcio Ilumitech/Compacta, vencedor da licitação pública. Trata-se de um projeto bem maior do que o dos anos anteriores, incluindo, por exemplo, a iluminação de novas áreas como a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e a Praça da Revolução, em Periperi.

LED – O LED é a sigla em inglês de Light Emitting Diode, ou diodo emissor de luz, para identificar a iluminação que acontece num processo semelhante aos raios de um chip de computador. O diodo foi conhecido no passado como válvula. É um sistema que foi descoberto há mais de cinquenta anos, por engenheiros da gigante General Eletric, nos Estados Unidos, mas emitindo apenas a luz vermelha.

No entanto, aprimorado para emitir as cores primárias e assim completar o visual dos atuais painéis, o LED virou sensação mundial na iluminação de ruas e principalmente na decoração na natalina. Foi o que aconteceu em Paris, onde a famosa iluminação da Avenida Champs-Elysées, uma das mais famosas do mundo, foi inaugurada no último dia 23 – três dias antes de começar a instalação da iluminação de Salvador.