Iluminação em LED incentiva a prática esportiva noturna em Salvador

Praticar esportes à noite na capital agora é realidade. Por meio do programa Clareou é Gol, desenvolvido pela Diretoria de Iluminação e Serviços Públicos (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), equipamentos esportivos de toda a cidade estão recebendo iluminação em LED para que os soteropolitanos possam fazer uso dos campos e quadras com uma iluminação de qualidade.

Quem frequenta a Arena Daniela Mercury, situada na Boca do Rio, por exemplo, percebe o quanto a modernização da iluminação, somada aos demais investimentos realizados pela Prefeitura no campo, incluindo a aplicação de grama sintética, mudaram a forma como os atletas se relacionam com o local.

O professor de futebol Eder Carlos Cruz atua há mais de 15 anos no campo ajudando jovens a iniciarem no esporte. Cruz afirmou que o projeto trouxe uma nova perspectiva para quem faz uso do campo à noite tanto para uso profissional quanto para lazer.

“Comparando como era e como está a arena, a diferença aqui é muito grande. Antigamente tinha dias que a gente não podia jogar porque alguns refletores não funcionam e eram muito antigos. A visibilidade ficava muito prejudicada. Hoje, as crianças estão aqui à noite usufruindo do espaço com mais segurança e até o desempenho delas melhorou. Elas precisam treinar à noite, fazendo uso dos refletores para serem atletas completos, e agora elas podem”, comemorou.

Investimento – O presidente da Federação das Escolas de Futebol da Bahia, Reinaldo Santos, reforçou o impacto positivo que a iniciativa municipal tem no incentivo ao esporte. “É muito importante conseguir aproximar as crianças do mundo real do futebol praticado em arenas como essa, que têm iluminação de qualidade, gramado sintético. Quando elas têm acesso a espaços como este, mudam o comportamento fora de campo. O esporte traz isso para o ser humano”, pontuou.

Investimento – O projeto Clareou é Gol tem transformado a vida de soteropolitanos que gostam da prática esportiva, mas só possuem o período noturno para se dedicar ao esporte em toda a cidade. Na primeira etapa do projeto, que iniciou em 2020 e foi finalizada em 2021, foram modernizados 111 equipamentos esportivos em toda a capital. Nesta etapa do projeto o investimento foi de R$5 milhões. A expectativa da Dsip é que, na segunda etapa, deverão ser modernizados mais 100 equipamentos esportivos da capital.

Alguns dos espaços que receberam a tecnologia da iluminação em LED foram o campo Bananeiras, na Ilha de Maré; Campo do Carlitão, em Rio Sena; Campo do Gesso, em Jardim Nova Esperança; quadra da Rua Aristides Milton, em Itapuã; Campo do Paraíso, em São Caetano; quadra da Praça dos Esportes, em Paripe; e o Campo Arena Coutos, em Coutos.

De acordo com Jucimar Portela, da Dsip, quando os refletores convencionais são substituídos por equipamentos em LED, toda a comunidade ganha com um menor consumo de energia, baixo custo de manutenção e luminárias com garantia de, no mínimo, cinco anos. “Quando falamos de modernização de iluminação em LED, a ação também gera alguns benefícios visíveis e claros para toda a comunidade. Um deles é uma iluminação de melhor qualidade, que gera maior luminosidade e sensação de segurança”, detalhou.