Imóveis fechados são alvo de combate à dengue em Salvador

Para o enfrentamento da dengue em Salvador, a Prefeitura retoma nesta terça-feira (15), a partir das 8h, na região do Centro Histórico, a ação de abertura de imóveis fechados e/ou abandonados para detecção de possíveis criadouros e focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O ponto de partida será a Rua Boulevard Suíço, no bairro de Nazaré (atrás do Bradesco).

A linha de atuação foi iniciada na semana passada, quando os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o auxílio de um chaveiro, inspecionaram 22 residências nos bairros da Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores. Durante a ação, foram identificados focos do mosquito em dez casas visitadas.

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 20 e 25 de março, apontou que o Índice de Infestação Predial (IIP) na capital subiu para 3,2%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, pouco mais de três apresentaram focos do mosquito. O estudo revelou ainda que os depósitos preferenciais estão dentro dos domicílios como vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais e caixa d’água.

De acordo com o último índice, Salvador está em estado de alerta para ocorrência de uma epidemia de dengue e o poder público pede à população para contribuir na redução desse índice. Todo tipo de recipiente que acumule água, se não tiver mais utilidade, deve ser eliminado. Já aqueles como caixa d’água, tanques e toneis, devem ser devidamente cobertos, além de lavados com água e sabão rotineiramente para eliminação de possíveis ovos depositados nas paredes.

Este ano, os cuidados devem ser redobrados por conta das condições climáticas da cidade, com ocorrência de chuvas e temperaturas elevadas quase que simultaneamente, favorecendo a proliferação do mosquito. Isso porque, com o forte calor, as larvas saem mais rápido dos ovos armazenados em recipientes que acumulam água e, em uma semana, tornam-se mosquitos adultos. Em 2014, foram confirmados 273 casos da doença em Salvador, com um óbito.