Índice de chuva de outubro já é o dobro da média dos últimos 30 anos

O índice acumulado de chuvas em Salvador de 1º de outubro até a manhã desta quinta-feira (17) é 202,1 milímetros. O resultado é quase o dobro da média do mês nos últimos 30 anos, que é igual a 123 mm, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A previsão do instituto é que, nos próximos dias, haja uma redução do volume de chuvas, com o clima ficando mais parecido com o período normal da primavera na cidade.

“Ainda deve chover nos próximos dias, mas sem a intensidade que vem sendo registrada ao longo deste mês”, afirma a meteorologista do INMET Cláudia Valéria Silva. Ela explica que não houve um fenômeno específico para a grande quantidade de chuvas em outubro. “Todos os anos temos a umidade acumulada em cima do oceano que acabam resultando em chuvas. A questão é que, neste mês, ventos muito fortes trouxeram mais nuvens para o oceano, o que causou maior quantidade de chuva”.

Segundo a meteorologista, anos como 2006 e 2011 também apresentaram índices superiores a 200 mm ao longo do mês de outubro. “O problema é que, em 2013, tivemos ocorrências superiores a 100 mm em um período de 24 horas, o que é mais incomum”, diz, referindo-se ao temporal que desabou sobre a cidade nos dias 9 e 10 deste mês, com índice pluviométrico de 114,9 mm.

Os problemas causados pelas fortes chuvas tiveram resposta imediata da Prefeitura, que anunciou uma série de intervenções emergenciais para minimizar os transtornos. As ações anunciadas pelo prefeito ACM Neto envolvem a atuação de diferentes órgãos em serviços como limpeza, microdrenagem, poda e retirada de árvores, ordenamento de trânsito, atendimento a famílias desalojadas ou desabrigadas e Operação Tapa-Buraco.

As equipes continuam acionadas. Para solicitações, a população pode ligar para telefone 199 da Defesa Civil de Salvador que funciona durante as 24 horas.