Logo Prefeitura de Salvador

Infovia alcança 185 km de fibra ótica implantados em Salvador  

Salvador passa por um amplo processo de modernização para se transformar em uma cidade cada vez mais inteligente. Um passo importante para agilizar a adoção de novas tecnologias, que elevarão sobretudo a prestação do serviço público municipal, é a implantação de uma infovia de 800 km de cabo de fibra ótica. A ação teve início em setembro passado e já alcança 185 km de filamento lançados (extensão que ultrapassa a distância entre a capital baiana e Feira de Santana, por exemplo).  

Toda a implantação dessa infraestrutura está prevista para ser colocada até final de 2023 e integra uma das diversas iniciativas previstas no Plano Diretor de Tecnologias das Cidades Inteligentes (PDTCI). “Essa infovia permitirá a conexão de diversos dispositivos inteligentes de Salvador, como semáforos, câmeras de monitoramento, sensores pluviométricos, entre outros. Com isso, a cidade estará conectada a serviços públicos, melhorando a vida do cidadão soteropolitano”, explica o secretário de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo.  

Além disso, essa rede multisserviços conectará cerca de 1 mil prédios da Prefeitura, abrangendo também 433 escolas, 241 unidades de saúde e praças, possibilitando, na prática, a oferta de wi-fi gratuito para a população com velocidade entre 100 Mb até 1 Gb.  

A medida viabilizará o acesso e inclusão sócio digital, gerando mais desenvolvimento econômico. O investimento para implantação da infovia é de R$109 milhões. Atualmente, 100 praças e 250 escolas municipais já contam com wi-fi gratuito, através do programa Conecta Salvador, ligado ao PDTCI.   

Impacto – Enquanto passeava pelo Centro Histórico da cidade, o designer Ramon Menezes, 27 anos, aproveitou para acessar pelo celular a conexão de internet pública sem fio na Praça Thomé de Souza. “É uma facilidade imensa para nós cidadãos termos como acessar a internet de graça porque traz economia para quem não tem condições de assinar um pacote de dados ou colocar créditos de recarga. Fora que o wi-fi demanda menos no consumo da bateria do celular”, avaliou.  

Com a infovia, a administração municipal também atingirá níveis de resiliência e segurança cibernética para desenvolvimento de diversas iniciativas setoriais com aplicabilidade no monitoramento da cidade, projetos educacionais e de saúde, dados e voz em tempo real, execução de grandes eventos, dentre outros benefícios.  

Plano – O PDTCI definirá as diretrizes que balizarão, ao longo dos próximos 30 anos, o movimento de transformação urbana e social da capital baiana sob o conceito de Smart City (Cidade Inteligente). Além da infovia, são destaques da ação a implantação do armazenamento em nuvem dos dados produzidos pelos sistemas municipais, além do observatório da cidadania, que vai intensificar a participação dos soteropolitanos na fiscalização dos serviços e na tomada de decisões conjuntas com o poder público.  

O plano prevê ainda um projeto piloto com iniciativas de inovação no bairro do Comércio, dotando o local com infraestrutura digital moderna e eficiente para atrair investimentos de grandes empresas de tecnologia do mercado internacional e startups. 

Criado: 20 Dezembro 2022

Skip to content