Iniciada 2ª fase do processo de recuperação da Saúde na capital

A Prefeitura de Salvador entregou nesta quarta-feira (14) mais um importante equipamento para assistência à saúde na capital baiana. A Unidade de Saúde da Família (USF) Jaqueira do Carneiro, localizada no bairro do Retiro, foi totalmente recuperada, equipada e ampliada e, agora, terá a capacidade de atender 12 mil pessoas da localidade e adjacências através da atuação de equipes completas, formadas por três médicos, três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, dois dentistas, dois auxiliares de saúde bucal, além de equipes administrativas e 20 agentes comunitários que realizarão cerca de 160 visitas domiciliares por dia.

Reformada em 2004, a USF ficou dez anos sem passar por qualquer manutenção em sua estrutura física, o que acarretou em problemas na composição elétrica e hidráulica do prédio. O atendimento à população também estava prejudicado, já que aunidade sofria com a falta de profissionais.

2ªfase2

Na solenidade, o prefeito ACM Neto anunciou o início da segunda etapa do processo de extensa recuperação da rede de saúde municipal que ampliará o acesso dos soteropolitanos a um atendimento de qualidade, sobretudo, dos que necessitam exclusivamente dos serviços do SUS. “Deflagramos o maior projeto de recuperação nos postos de saúde já visto na capital, reformando 70% das unidades até o final de abril e, além disso, contratamos mais de 2.000 profissionais, medidas que colocaram Salvador como a segunda cidade que mais avançou em cobertura de Atenção Básica entre as capitais do país. Agora, iniciaremos uma nova fase com a ampliação da requalificação para 95% da rede”, comemorou o prefeito, destacando a contratação de mais de mil novos agentes comunitários, que possibilitará a criação de 100 novas equipes de saúde da família.

ACM Neto também anunciou o que chamou de “revolução no setor de urgência e emergência” com a construção de 7 UPA’s custeadas em quase sua totalidade com recursos municipais, dobrando o número de Pronto Atendimentos 24 horas até o final de 2014.