Iniciada contagem regressiva para a Copa

Uma escultura de areia de cinco metros, feita na manhã desta terça-feira (13), na praia do Porto da Barra, com a frase “Salvador faltam 30 dias para a Copa do Mundo da FIFA”, marcou a contagem regressiva da capital baiana para o Mundial que começará dia 12 de junho.

A ação é um ato simbólico da Prefeitura de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (Ecopa), com o objetivo de envolver a população e turistas, criando expectativas para o maior evento esportivo do mundo.

A escolha do Porto da Barra para a ação foi estratégica. “O Porto da Barra é um ícone com forte apelo histórico e que representa muito bem Salvador”, explica o secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014, Isaac Edington, lembrando que o Porto foi o local de desembarque do 1º Governador-Geral do Brasil, Thomé de Souza, em 1549.

Para escrever a frase, o artista plástico Antônio Cezar da Silva Freitas começou a trabalhar no às 7h. Além da areia, ele usou palitos de picolé, pedaços de madeira e pigmento. “Esse convite valoriza ainda mais a minha arte, dando visibilidade ao meu trabalho como escultor em areia”, disse o artista, que abraçou esse ofício inspirado no personagem Tonho da Lua, da novela Mulheres de Areia, exibida pela Rede Globo, em 1983.

Espírito soteropolitano – Enquanto criava a frase “Salvador faltam 30 dias para a Copa do Mundo da FIFA 2014”, Antônio Cezar recebia elogios dos transeuntes. “O trabalho dele é maravilhoso. Muito original a ideia de iniciar a contagem regressiva para o mundial com um símbolo que representa tão bem a cidade e o espírito do seu povo”, festejava a socióloga americana Robin Maria, que mora há quase dois anos em Salvador.

O pintor de parede Reginaldo Santos, mesmo correndo na orla da Barra, não resistiu e parou por alguns minutos para admirar o trabalho do artista. “Gostei da iniciativa da contagem regressiva ser num ponto turístico. O trabalho dele é maravilhoso”, comentava com a empolgação de torcedor que também está contando os dias para assistir ao embate entre Espanha e Holanda, dia 13 de junho, o primeiro jogo da Copa do Mundo da FIFA, na Arena Fonte Nova.