Iniciada requalificação de 35 campos e quadras

Trinta e cinco campos e quadras de Salvador serão reformados pela Prefeitura, por meio da Diretoria Geral de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal da Educação (Smed). As ordens de serviço para início imediato das intervenções foram assinadas na manhã desta terça-feira (1º), pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário da Educação, Jorge Khoury, na quadra do Aterro do Joanes, no Lobato (próximo à Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda, na Praça Central). O investimento é da ordem de R$ 5 milhões e previsão de conclusão das reformas é de três meses.

Na ocasião, o prefeito ACM Neto anunciou o investimento de mais R$5 milhões para a requalificação de mais 54 praças esportivas, com licitação a ser lançada pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) ainda no segundo semestre deste ano. Outras 11 estão em processo de requalificação incentivados pelo programa Salvador em Campo, que promove a adoção de áreas esportivas por empresas ou instituições privadas que busquem fortalecer o esporte e utilizá-lo como ferramenta de inclusão social. A expectativa é de que 100 campos e quadras sejam entregues completamente reformados até o fim do ano.

Ao todo, 200 espaços esportivos foram vistoriados e estão cadastrados no Programa de Requalificação de Campos e Quadras, que tem como objetivo incentivar a prática de esportes e lazer por meio da requalificação de espaços esportivos da cidade. As obras contam com recomposição do alambrado, drenagem e compactação do piso e reforço na iluminação. Em alguns desses locais serão construídos, ainda, vestiários.

“Somente neste ano de 2014, nós vamos investir mais de R$10 milhões na recuperação de quadras e campos. Esses locais, nos bairros, às vezes são a única alternativa de lazer e de prática esportiva da comunidade. É um meio de ajudar a diminuir a violência, reduzir a criminalidade e colocar o jovem em uma atividade saudável, lembrando também que em campos como esses já surgiram muitas revelações no futebol”, destacou o prefeito ACM Neto.

O diretor Geral de Esportes da Smed, Téo Senna, ressaltou que este é um importante passo dado pela Prefeitura para o incentivo à prática esportiva e, também, para a implantação das atividades de educação integral no município. “É oportunizar a essas crianças uma atividade esportiva e coerente com profissionais, professores e a comunidade. Ajuda inclusive ao próprio projeto da Smed de educação em tempo integral em Salvador, com a inserção dessas quadras na comunidade no contratempo da escola”, finalizou.

Campos e quadras a serem requalificados

1.         Campo Beira Lixo/Castelo Branco
2.         Campo da Boa Vista de São Caetano/Av. Beira Dique
3.         Campo da Petromar/Stella Maris