Logo Prefeitura de Salvador

Inscritos no IngreSSAr serão beneficiados com auxílio-transporte

Faltam dez dias para o encerramento das inscrições para as aulas do IngreSSAr – curso preparatório e gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Neste ano de 2022, estão sendo oferecidas 1 mil vagas, sendo 30% destinadas a estudantes negros e 5% para pessoas com deficiência (PCD). A carga horária total do curso é de 320h.  

Além das aulas preparatórias, outro benefício para quem realizar as inscrições é que o programa oferece auxílio-transporte. Serão disponibilizados aos alunos inscritos, que sejam beneficiários ou suas famílias, do programa Auxílio Brasil e cadastrados no CadÚnico, que tenham renda familiar de até três salários ou renda per capita de até meio salário mínimo, duas passagens diárias, correspondente ao deslocamento para o local das instituições de ensino credenciadas no programa. As passagens terão validade de 30 dias, sendo mensalmente recarregada.

O cartão de transporte é individual e será disponibilizado pela Prefeitura de Salvador nas entidades credenciadas, onde os alunos inscritos estiverem matriculados. Os beneficiários do auxílio-transporte assinarão um termo de recebimento e responsabilidade ao adquirir o cartão. Em caso de comercialização ou transferência para terceiros, o beneficiado responsável terá seu benefício suspenso. 

Para a coordenadora de Infância e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, essa é uma parceria entre a SPMJ e a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), que fortalece a adesão do estudante no programa para se preparar assiduamente para as provas do Enem.  

“Disponibilizar transporte para os estudantes inscritos no programa IngreSSAr objetiva facilitar o acesso e a aprendizagem dos estudantes em situação de vulnerabilidade, habilitados que sejam beneficiários do Auxílio Brasil, ou mesmo dependente de familiares que recebam o benefício”, disse.  

Inscrição – Podem se inscrever no IngreSSAr jovens entre 16 e 29 anos, residentes em Salvador e estejam matriculados ou egressos do 3º ano do ensino médio da rede pública ou particular (enquanto bolsistas integrais), ou da educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições devem ser feitas no site www.ingressar.salvador.ba.gov.br até o próximo dia 31.

Skip to content