Intervenções da Prefeitura para Copa estão 80% concluídas

A Prefeitura trabalha em esquema de força-tarefa para realização das obras de infraestrutura no entorno da Arena Fonte Nova e nas principais localidades de Salvador, com vistas à Copa do Mundo de 2014. A ação envolve a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), através da Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador (Sucop) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), entre outros órgãos, que estão envolvidos em obras para melhorar as condições de trafegabilidade de veículos e passeios e o paisagismo. Cerca de 80% das obras já foram concluídas.

Obras-Entorno-Arena-02

A Desal promove a troca de tampas de bueiros, implantação de guarda-corpo e recuperação de praças. Já a Sucop realiza a revisão, limpeza e recuperação dos dispositivos de microdrenagem, pintura de gradis, revisão de escadarias e recuperação de passeios, além do recapeamento asfáltico nas principais vias de tráfego. Só em recapeamento, processo que ganhou mais força a partir do segundo semestre do ano passado, já foram investidos R$ 80 milhões, sejam em locais impactados pela Copa ou em regiões periféricas. Na requalificação de passeios, ações executadas pela Desal e Sucop, são realizadas obras no Vale dos Barris, Vale de Nazaré, Avenida Joana Angélica, Dique do Tororó, entre outras.

De acordo com o presidente da Desal, Marcílio Bastos, nas áreas consideradas emergenciais, as ações estão perto da conclusão. “É claro que as condições climáticas influenciam no cronograma, mas todos estão empenhados em concluir tudo no prazo. A intenção é garantir a segurança das pessoas que vão comparecer aos jogos e que vão circular pela cidade”, afirmou. O presidente do órgão lembra também que, apesar da Copa do Mundo, as ações são parte de um plano maior de requalificação e recuperação da capital baiana, promovida pela Prefeitura em diversos pontos da cidade. Durante o período da competição esportiva, as obras em andamento em outras localidades terão prosseguimento normal.

Obras de requalificação são realizadas ainda em outros locais da cidade que receberão grande fluxo de pessoas durante o mundial, a exemplo da Avenida Centenário, Ondina, Rio Vermelho, Estrada Velha do Aeroporto, Praça Municipal, Jardim dos Namorados e Avenida Oceânica. Além da recuperação dos passeios nesses locais, incluindo recomposição de pedras portuguesas, são feitas poda de árvores, limpeza dos coqueiros, entre outras melhorias. São realizados ainda serviços de roçagem e limpeza dos canteiros. Na área de paisagismo, receberam melhorias as encostas do Elevador Lacerda, Dique do Tororó, Avenida Bonocô, Avenida Reitor Miguel Calmon, Avenida Contorno, Ladeira dos Galés, entre outros locais.