Intervenções vão melhorar acessibilidade para famílias no Jardim das Margaridas

Uma série de obras será realizada pela Prefeitura para melhorar a acessibilidade dos moradores do Conjunto Habitacional Bosque das Bromélias, no Jardim das Margaridas. As intervenções foram autorizadas pela vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, em cerimônia realizada no local na última sexta-feira (31).

A obra vai contemplar a comunidade com novas praças, parques infantis com brinquedos acessíveis, passeios e rampas com acessibilidade, construção de muro de alvenaria de bloco para contenção e reformas e construções de escadas com instalação de guarda corpo, além de pavimentação asfáltica. O investimento total é superior a R$3 milhões.

“Temos consciência das melhorias que precisam ser realizadas. Essa ordem de serviço chegou na mesma semana em que a Prefeitura anunciou a desapropriação do Hospital Salvador para a criação da Maternidade Municipal, Hospital da Criança e de Atenção à Mulher. Que a gente continue sempre lutando com amor e respeito, na luta por direitos”, declarou Ana Paula.

Presente na ocasião, a primeira-dama Rebeca Cardoso agradeceu, emocionada, a oportunidade de poder participar do evento. “É importante estar em contato com vocês, ouvindo suas necessidades e trazendo coisas concretas, pedidas por vocês. É por causa de todos aqui que a Prefeitura vem escutando e entendendo a importância de cuidar da primeira infância, pois as crianças são as que mais precisam do cuidado integral”.

O secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Junior Magalhães afirmou que a gestão municipal tem realizado ações com um olhar especial para a inclusão social. “Está sendo adequado o condomínio para atender a todos, em especial às crianças com microcefalia, muitas atingidas pelo zika vírus. É um compromisso da Prefeitura esse apoio, abrindo portas para a inclusão social”.

A secretária de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, conta que este momento é simbólico por várias questões. “O que estamos trazendo para essa comunidade é um pouco do objetivo traçado de trabalhar com a primeira infância de Salvador. Na SPMJ, trabalhamos com o objetivo de criar políticas, e trazer realização dos sonhos dessas mães, e estamos só começando”.

O loteamento abriga famílias com filhos com necessidades especiais, a exemplo de microcefalia e transtorno do espectro autista. Presidente da associação de mães da localidade, Eulina Farias mora há cinco anos no local com o filho David, de 7 anos. “Essa intervenção aqui é fundamental, porque precisamos da acessibilidade e inclusão para poder transitar com facilidade por aqui, e dos parques para que as crianças possam conviver umas com as outras. Essa interação é muito importante entre elas, me sinto muito feliz e grata. Só quem vive a nossa realidade sabe o quanto faz falta um brinquedo na vida das nossas crianças”.

A dona de casa Márcia Neta, de 33 anos, é mãe de Raíssa, de 7 anos. Há cinco anos, elas moram no loteamento e, para ela, as mudanças são boas, já que o dia a dia atualmente se resume à fisioterapia, escola e casa. “Com novas praças e parques, vamos poder sair para passear, brincar com as outras crianças e interagir com as outras pessoas. Quando tudo estiver pronto, vamos poder curtir muito, principalmente no final de semana”, projeta.