Investimentos na construção e manutenção de passarelas somam R$9,4 milhões

A Prefeitura de Salvador está investindo cerca de R$ 6,4 milhões na recuperação, manutenção e construção de novas passarelas. Grande parte desses recursos resulta de investimentos próprios. O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos, destaca que essas obras são essenciais, pois algumas das passarelas antigas não passavam por uma manutenção mais rigorosa há quase 25 anos.

2PASSA1702

Por sua vez, os novos equipamentos instalados nas proximidades do Shopping Sumaré, já concluído; e da Madeireira Brotas, em andamento, são determinantes para melhorar o fluxo de pedestres e veículos em pontos cruciais da Avenida Tancredo Neves. A meta para 2014 é investir outros R$ 3 milhões em novas melhorias.

Passarelas-Tancredo-Neves-e

Segundo Bastos, o próximo equipamento a ser totalmente recuperado é a passarela do Detran, que já foi parcialmente reformada no ano passado. Em seguida, o trabalho de reforma vai contemplar a passarela próxima à Revisa, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô); e do Shopping Barra, na Avenida Centenário. Todos esses equipamentos terão seus pisos substituídos, assim como outras peças importantes. A produção deste material já foi iniciada pela Desal.

“É importante que a população entenda que obras como essas e outras da reparação da cidade são seriam possíveis sem os recursos provenientes do IPTU. Hoje, ele é a principal fonte de renda da cidade para viabilizar obras e todos os projetos de recuperação. As passarelas são apenas um exemplo, pois sua qualidade de funcionamento tem reflexos diretos na garantia da segurança de população”, analisa Marcílio Bastos.

Ele explica o custo na reparação desses equipamentos seria muito menor se tivessem passado por manutenções preventivas, ao longo dos últimos anos. Como isso não ocorreu, a Prefeitura tem que investir uma série de intervenções e, a partir daí, começar com a rotina de manutenção periódica.

Só em pequenos serviços como troca de piso e lâmpadas em oito passarelas, a Prefeitura já investiu R$ 150 mil desde início de 2013. Mais de R$ 626 mil foram aplicados na ampliação da passarela do Imbuí.

Internet e tecnologia – Funcionando desde dezembro, a passarela do Sumaré é um marco na cidade, por trata-se da primeira a contar com câmeras e wi-fi, inovação resultante da parceria com a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). A obra exigiu recursos da ordem de R$ 2 milhões.

Com projeto inovador e tecnicamente complexo, a passarela da Madeireira Brotas já tem metade de sua obra civil pronta (fundação, blocos e pilares). Segundo Marcílio Bastos, é a construção de passarela mais complexa da cidade por estar sobre a rede de concessionárias diferentes, a exemplo da Bahia Gás e Embasa, além do fluxo intenso e diário de pessoas e veículos. O projeto soma um investimento de R$ 4 milhões, sendo 50% de recursos diretos da Prefeitura e o restante via parceria com a iniciativa privada.