Logo Prefeitura de Salvador

Jogoterapia oferece novas experiências a assistidos da Fundação Cidade Mãe

Inauguradas esta semana pela Fundação Cidade Mãe (FCM), as salas de jogoterapia já são um sucesso entre os jovens assistidos pela instituição. A iniciativa é parte do convênio “Jogando com a Vida” e envolve uma equipe multidisciplinar, que desenvolve as atividades, nas 10 Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) e os Centros de Convivência Socioassistenciais (CCS). 

Alana Gonçalves, de 22 anos, aluna do curso de artes da FGM, conta que ter os jogos como recurso terapêutico possibilita, através de desafios, que os jovens da FGM possam aprender novas habilidades importantes para a vida. “Eu adorei essa novidade. É uma atividade diferente, que nos propõe muitos desafios. Dentre os jogos que vi aqui eu adorei o ludo, pois ele é capaz de nos ensinar a competir e também nos mostra o quanto é necessário ter paciência, já que a qualquer momento podemos perder todas as peças para um oponente”, contou a jovem. 

O espaço oferece salas para atividades em grupo e individuais, com jogos de mesa, como totó, dominó e jogos de tabuleiro.  Ao todo, são 30 profissionais envolvidos na execução do projeto, entre assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais. 

“Sabemos que o aprendizado vem de dentro para fora e, através da ludicidade, os jovens conseguem ter um melhor desempenho nas atividades propostas e adquirir mais conhecimento”, explica Margareth Cerqueira, psicopedagoga da FGM. 

Ela cita, como exemplo, os jogos de tabuleiro utilizados em terapias, acompanhados por um técnico, buscando aumentar a capacidade de concentração, aprendizado e foco. “Além de entreter, esses jogos disciplinam, ensinam sobre regras, competição e outros princípios e valores”, explicou. 

Onde jogar – Ao todo, Salvador já possui seis Centros de Convivência Socioassistencial (CCS), instalados em Brotas, Chapada do Rio Vermelho, Piatã, Periperi e Saramandaia e Subúrbio.  Além das CCS, a Fundação Cidade Mãe também possui as Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), destinadas a crianças e jovens afastados, provisoriamente, do convívio familiar, por determinação judicial, funcionando na Avenida Bonocô, Jardim Baiano, Matatu e Jardim das Margaridas.

Criado: 15 Setembro 2022

Skip to content