Jornada de tecnologia movimenta estudantes da rede municipal de Salvador

A Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento, Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e Educação (Smed), lançou nesta terça-feira (10) a jornada de aprendizagem Maratona Tech.  Durante a apresentação, na Escola Hildete Lomanto, no bairro do Garcia, alunos da rede municipal puderam conhecer a iniciativa, que tem como objetivo disseminar a prática tecnológica e a cultura empreendedora entre os jovens brasileiros, desde o período educacional.

A maratona vai envolver dez escolas municipais, de todas as regionais da cidade. Em média 500 alunos, de 13 a 15 anos, participarão desta primeira edição, que acontece até outubro. Posteriormente, o projeto será ampliado para toda rede municipal.  A proposta da competição é despertar novos talentos nas áreas de tecnologia e inovação.  Com apoio de grandes empresas tecnológicas, como XP, Buser, Btex, Ifood, dentre outras, a estratégia objetiva disseminar conteúdos em tecnologia, com a perspectiva de ser ampliada para os próximos anos.

Os diretores e professores, responsáveis por coordenar as equipes, foram capacitados para estarem à frente da gincana. Os profissionais foram formados para montar um plano de ação, que inclui aulas on-line e trabalhos em equipes. Nesta fase, há um nivelamento técnico com conteúdo de cultura empreendedora, introdução às tecnologias, noções de empreendedorismo e tecnologias do futuro.

Na segunda etapa, haverá uma disputa inter equipes, dentro das escolas. Após isso, as instituições de ensino se enfrentam, com apresentações de projetos. A premiação para os vencedores ainda não foi divulgada.

Ao assistir a apresentação da Maratona Tech, Ana Beatriz Lima, de 14 anos, estudante do 9º ano, ressaltou a expectativa para participar dos jogos. “Hoje, a gente usa a tecnologia para tudo, com jogos, aplicativos e ferramentas. Então poder agregar isso à vida profissional seria um sonho. Eu espero me divertir, aprender e ganhar essa competição. Essa é minha meta, e vou me esforçar para atingir”.

Profissionais do futuro – A competição faz parte de segmento do Programa Salvador Tech, uma plataforma municipal que capacita e conecta pessoas ao mercado da tecnologia. A titular da Semdec, Mila Paes, destacou que a maratona faz parte de um programa de desenvolvimento de uma matriz econômica, que olha para o setor tecnológico como um vetor de grande oportunidade.

“Acreditamos que Salvador pode, de fato, oferecer talentos para esse mercado de trabalho. Dentro desse contexto, essa gincana vem trabalhar os jovens a fim de trazer esse horizonte de caminho profissional. Para muitos, esse vai ser o primeiro contato com a tecnologia para o mercado de trabalho. É um grande desafio, em formato de brincadeira, que introduz o universo da tecnologia sob o viés da empregabilidade e transformação social, com o objetivo de construir uma nova vertente econômica”, avaliou Mila.

O secretário de Educação do município, Marcelo Oliveira, afirmou que o grande desafio da educação pública é a falta de perspectiva dos estudantes. “O ensino fundamental traz um resultado a longo prazo. A maratona cria possibilidades, com perspectivas palpáveis, para que os jovens vislumbrem oportunidades de se tornar protagonistas de uma área de trabalho moderna. O número de profissionais que estão surgindo no segmento tecnológico é muito grande, por isso precisamos apontar direcionamentos com trilhas que tragam resultados rápidos”, ressaltou.

Emprego e renda – O diretor do Salvador Tech, Leandro Lima, explicou a metodologia e funcionamento da gincana. “Grandes empresas de tecnologia se juntaram com objetivo de formar os profissionais do futuro. A maratona traz conteúdos que são feitos de uma forma muito lúdica. Acreditamos que a didática utilizada é casada com a rotina desses jovens. As expectativas são as melhores. A gente espera plantar sementes das carreiras digitais nesses jovens, de forma divertida, legal e envolvente”.

A gestora da Escola Municipal Hildete Lomanto, Ida Ramos, destacou que os estudantes já possuem intimidade com o universo tecnológico. Entretanto, o jogo traz uma perspectiva profissionalizante para os jovens.

“A Maratona Tech veio para agregar e somar. Hoje, a realidade dos nossos estudantes traz as ferramentas digitais como algo muito próximo. Com a competição, vamos abrir o leque da tecnologia como oportunidade de emprego e renda, com desenvolvimento de raciocínio lógico, habilidades e competência. Vamos trazer para esse segmento que eles tanto gostam, uma forma de desenvolvimento profissional”, finalizou.