Logo Prefeitura de Salvador

Jornada discute legado da Semana de 22 em Salvador

A partir desta quarta-feira (17), Salvador sedia a terceira edição da Jornada do Patrimônio Cultural Salvador, que traz como tema “O Legado da Semana de 22 na Soterópolis”. Promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), o evento acontece até o sábado (20) e será transmitido ao vivo pelo canal da FGM no YouTube (www.youtube.com/c/fundacaogregoriodemattos). Os interessados podem fazer a inscrição através do site www.culturafgm.salvador.ba.gov.br e terão certificado de participação. 

O encontro tem o objetivo de discutir as influências e as inspirações provocadas pela Semana de Arte Moderna na produção do patrimônio cultural da capital baiana. No primeiro dia, às 10h, o professor Luiz Alberto Ribeiro Freire realiza a conferência de abertura com o tema “Modernidades Baianas”. 

Na sequência, às 14h, acontece a primeira mesa temática que discute sobre “Vanguarda literária e artística na Bahia: o alvorecer de um novo tempo”. Nela, o professor Renato da Silveira aborda “As Tradições Afro-brasileiras na Modernidade Baiana”, enquanto que o professor Gildeci de Oliveira Leite traz reflexões sobre “A Poesia do Rebelde Édison Carneiro”. 

Às 15h30, a segunda mesa começa com a proposta de compreender “As Influências do Modernismo no Urbanismo e na Arquitetura”. Para a discussão, compõe a conversa a professora Ana Carolina Bierrenbach, com o tema “O modernismo e a produção arquitetônica soteropolitana na primeira metade do século XX”; a professora Juliana Cardoso Nery, com “As múltiplas expressões do moderno na constituição do patrimônio construído da Ufba”; e o professor Heliodório Sampaio traz “Diógenes Rebouças – pioneiro da Arquitetura e Urbanismo Moderno na Bahia”. 

Segundo dia – Na quinta-feira (18), a partir das 14h, a terceira mesa aborda “Tradição e Modernidade na construção do Patrimônio Histórico de Salvador”. Para essa sessão, foram convidados o professor Nivaldo Andrade, que falará sobre “Arquitetura e Patrimônio na Década de 1920 em Salvador”; a professora Neila Dourado Gonçalves Maciel, que analisa “A Representação das Culturas Negras na Arte Moderna em Salvador e o Discurso de Identidade Local/Nacional”, e o professor Maurício Chagas traça a trajetória de Lina Bo Bardi em “Salvador: Vanguardas Europeias e Cultura Popular”. 

Às 15h30, a Jornada recebe o cantor e compositor Tuzé de Abreu para a Mesa-Show. Conhecido como um dos músicos mais completos do país, ele é responsável por inúmeras músicas interpretadas por inúmeros artistas. Novos Baianos, Chico Buarque e Caetano Veloso são alguns exemplos de suas parcerias musicais. As produções de Tuzé passeiam entre a música popular, experimental e erudita. Atualmente, ele compõe o quadro de músico da Orquestra Sinfônica da Ufba. 

Demais dias – Para encerrar a Jornada, nos dias 19 e 20 de agosto, de forma inédita, o evento promove o Circuito Lina Bo Bardi. Através de visitas guiadas, o participante terá a oportunidade de conhecer as edificações onde foram implantados os projetos dessa famosa arquiteta ítalo-brasileira do movimento modernista aqui em Salvador. O circuito prevê a visitação ao Teatro Gregório de Mattos (TGM), Museu de Arte Moderna, conjunto Coati, Casa do Olodum e Casa do Benin. As inscrições para o Circuito estão encerradas. 

A diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, Milena Tavares, ressalta que o movimento modernista chega de forma tardia em Salvador, mas é responsável por influenciar a cultura local. “Convidamos participantes para compreendermos melhor este movimento e também a valorizar e se apropriar do patrimônio desta época na nossa cidade”, destaca. 

Educação patrimonial – A Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador é uma ação de educação patrimonial que acontece através do Programa Salvador Memória Viva, da FGM. A proposta busca a produção de conhecimento, divulgação e valorização do patrimônio cultural material e imaterial de nossa cidade.

Skip to content