Logo Prefeitura de Salvador

Jornalistas soteropolitanos participam de webinar sobre segurança viária

A Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, realizou, na manhã desta quinta-feira (22), o primeiro Webinar de Jornalismo de Segurança Viária de 2021 da capital baiana. O evento reuniu 36 profissionais de comunicação do município, discutindo o tema “A comunicação pode ajudar a salvar vidas no trânsito?”.

O encontro virtual, que teve como objetivo auxiliar a imprensa na elaboração de reportagens sobre segurança no trânsito, foi ministrado pelo assessor em Segurança Viária da Organização Panamericana e também da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Vitor Pavarino, e por Omar Jacob, assessor técnico Regional para a América Latina, da equipe de comunicação da Vital Strategies. Também participaram do evento a secretária de Comunicação de Salvador, Renata Vidal, o superintendente da Transalvador, Marcus Vinicius Passos, além de especialistas locais em segurança viária.

Durante o webinar, a secretária Renata Vidal destacou o papel do jornalista como um prestador de serviço à sociedade. “Acredito que essa discussão seja de fundamental importância para os profissionais de comunicação. Entendemos que precisamos encontrar formas de abordar as pautas de trânsito, fugindo da ideia de apontar culpados. Podemos sim encontrar novos ângulos e formatos, tendo um olhar diferente para o tema, indo além, prestando serviço às pessoas. Foi uma discussão muito rica. E, certamente, quem sai ganhando com isso é a população”, afirmou.

Ao apresentar o histórico de mortalidade e cenário atual de segurança viária em Salvador, que revela uma redução de 52% nas mortes de trânsito, entre os anos de 2011 a 2020, o superintendente da Transalvador falou sobre a importância da imprensa como agente de conscientização da população.

“Ao longo dos últimos anos, Salvador foi uma das poucas cidades com resultados significativos na redução de mortes no trânsito. Isso, sem dúvida, é fruto de muito trabalho, compreensão e entendimento de que era necessário realizar ações para conscientizar a população. Muitos materiais de campanha educativa estão sendo produzidos pela Prefeitura Municipal e entendemos que a educação é o pilar de tudo. Ações educativas têm dado resultados positivos, traduzidos em números. A população está comprando a ideia de que o papel do poder público não é arrecadar com infrações, mas salvar vidas. A imprensa é fundamental para fazer com que a sociedade entenda a importância dessa conscientização”, disse Passos.

O evento interativo apresentou novas possibilidades que permitirão aos jornalistas não apenas desenvolver ideias de matérias ou reportagens, mas também escrevê-las ou produzi-las. O jornalista Pablo de Morais, que atua no fornecimento de informações de trânsito para rádios soteropolitanas, participou do webinar e avaliou o evento virtual de forma positiva. “Gostei bastante. A gente trabalha especificamente com isso, e o encontro agregou muito valor na informação. Gerou conhecimento, e com certeza fez a gente pensar que a informação de trânsito vai muito mais além do que a gente imagina”.

Skip to content