Kits padronizados da orla começaram a ser distribuídos hoje

Começou hoje (05) a distribuição dos primeiros kits praia na orla de Salvador. Os primeiros equipamentos foram distribuídas pela manhã na praia do Porto da Barra. No total, foram entregues dez kits patrocinados pela Schin. A quantidade só não foi maior porque alguns ambulantes credenciados não foram encontrados e outros não estavam com toda a documentação necessária para comprovar o licenciamento junto à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP).

A expectativa da cervejaria patrocinadora é que nesta quinta-feira (06) mais dez kits sejam entregues entre a Barra e Piatã. Os kits para ambulantes são formados cada um por um ombrelone, uma térmica, 20 cadeiras, 10 sombreiros, dez mesas, dez lixeiras de 10 a 15 litros e uma de cem litros. Já os equipamentos para os barraqueiros que atuam, por exemplo, no Rio Vermelho e Piatã, são compostos cada um por uma tenda, até duas térmicas, o máximo de 40 cadeiras de alumínio, 20 sombreiros, 20 mesas, 20 lixeirasde 10 a 15 litros e duas de cem litros.

Os kits podem ser utilizado das 7h às 19h, sendo obrigatoriamente retirado das praias após esse horário pelo permissionário. Teresinha de Jesus Souza, 44, que trabalha como ambulante no Porto da Barra, foi a primeira a receber o equipamento. “O material é muito bom. Sou moradora da Barra e estou vendo as mudanças na região”, declarou. “Estou gostando muito, fica mais bonito, mais confortável”, emendou Emiliane Martins, 34, turista do Rio Grande do Sul sobre os equipamentos.

Os permissionários assinaram um contrato de concessão gratuito do material. Todas as tendas móveis, confeccionadas em branco ou azul, são concedidas através de uma parceria da Prefeitura e as cervejarias. De acordo com as novas regras, só poderão ser comercializados nas tendas alimentos industrializados, com fabricação de restaurantes ou deliverys, bebidas em lata ou pet. Assim, fica proibido a comercialização de bebidas em garrafa, espetinhos, frituras na faixa de areia, bem como não serão permitidos a utilização de objetos cortantes e armas brancas.

Fiscalização – As barracas contarão com fiscalização permanente, coordenada pela Semop. Para facilitar o trabalho, a orla foi dividida em cinco trechos: de São Thomé de Paripe a Tubarão; da Ribeira à Boa Viagem; do Porto da Barra à Boca do Rio; da Boca do Rio à Piatã; de Piatã ao Flamengo. Cada trecho terá dez equipes de fiscalização, sendo cinco permanentes e cinco volantes.

Cada equipe de fiscalização terá o suporte de 40 guardas municipais por dia, com duas viaturas e o apoio de cinco kombis, uma S-10 e um caminhão para as apreensões. Nos sábados, domingos e feriados, esse efetivo será elevado para atender à demanda.