Ladeira da Preguiça recebe arte ao ar livre

Quem passa pela Ladeira da Preguiça após as ações realizadas pela Prefeitura no local percebe um visual mais colorido e artístico. São as pinturas em muros, promovidas por um grupo de artistas plásticos, fotógrafos e grafiteiros, do Centro Cultural “Que Ladeira é Essa?”. Iniciado este ano, o projeto tem como objetivo resgatar a cultura e a imagem do local, estigmatizado pelo trafico de drogas. Em quatro meses de atuação, a iniciativa vem crescendo em suas ações e conquistando a admiração dos moradores e de quem visita a localidade.

As imagens retratam a emoção e sensibilidade de cada artista em suas diversas inspirações. Além do trabalho paisagístico nas fachadas da Ladeira da Preguiça, o projeto oferece na sede da instituição oficinas de dança, artes marciais, capoeira, artes plásticas e literatura. De acordo com um dos idealizadores do projeto, Marcelo Teles, a intenção é promover, até 2014, pinturas em 11 bairros de Salvador.

Requalificação – As ações de requalificação na Ladeira da Preguiça tiveram início na primeira semana de novembro, com uma grande operação que mobilizou quase todos os órgãos municipais e que contou com o apoio da Polícia Militar. A intervenção teve como objetivo garantir a segurança, combater o tráfico de drogas, oferecer auxílio a viciados, remanejar famílias vivendo em situação de risco social para outras áreas, fazer a limpeza e capinação de todo o terreno, além de retirar construções irregulares e que corriam o risco de desabamento.

Na ocasião, as famílias que viviam na localidade passaram pelos serviços de assistência social, a exemplo de recebimento do auxílio-aluguel e encaminhamento para programas como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. Também foram realizados limpeza e capinação da área, demolição de muros construídos de forma irregular e recuperação da escadaria ao lado da Ladeira da Preguiça.

As ações de segurança pública contam com o apoio da PM para coibição do uso e tráfico de drogas na área e, para contribuir nesse aspecto, foram feitas a requalificação do sistema de iluminação e a poda de árvores, tornando as ruas mais iluminadas e limpas. Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que respaldou a operação, será feito um projeto maior de requalificação da área.