Lavagem do Bonfim recebe título de patrimônio imaterial nacional

O prefeito ACM Neto participou nesta quarta-feira (15) da entrega do título de Patrimônio Imaterial Nacional à Lavagem do Bonfim, festa realizada desde 1745 sem interrupções e que acontece amanhã (16). Acompanharam a solenidade realizada na Igreja do Bonfim a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o governador Jaques Wagner, a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, o superintendente do órgão na Bahia, Carlos Amorim, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio, e o padre da paróquia, Edson Menezes.

Segundo o prefeito, a titulação revela a importância histórica da festa que caracteriza a fé do nosso povo. “A primeira capital do Brasil é também o berço da cultura nacional. Essa é uma das mais significativas manifestações culturais de todo o país e, portanto, merece o reconhecimento. Sabemos que a fé move o coração do povo baiano, que sente uma emoção extraordinária quando ouve o hino ou no simples ato de dar três nós ao amarrar a fitinha em homenagem ao Senhor do Bonfim. Amanhã, certamente, teremos uma festa ainda mais emocionante”, afirmou Neto.

O registro para instituição da festa como Patrimônio Cultural Brasileiro foi aprovado em junho do ano passado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan. A festa é uma das mais importantes do calendário de eventos religiosos da cidade é marcada pela convivência de duas matrizes religiosas distintas – a católica e a afro-brasileira. Embora sejam incorporadas novidades ao longo dos anos, a festa permanece com fortes elementos religiosos, como a Novena, o Cortejo, a Lavagem, os Ternos de Reis e a Missa Solene. A celebração acontece durante onze dias do mês de janeiro, começando um dia após o Dia dos Santos Reis.