Logo Prefeitura de Salvador

Limpurb participa da campanha Outubro Rosa

Os caminhões compactadores da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) receberam uma nova roupagem neste mês, em homenagem ao Outubro Rosa. Este ano, a temática escolhida foi “Pare, observe, examine”, que alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Os veículos foram entregues na manhã desta terça-feira (11), na sede da instituição, na BR-324.

“Mais uma vez participamos do Outubro Rosa, com os compactadores plotados com a nossa mensagem, para trazer a conscientização do câncer de mama e do colo de útero, para que toda a sociedade tenha esse cuidado. Com o diagnóstico precoce, a chance de cura é maior. Fica aí a nossa mensagem nos nossos veículos e através dos nossos agentes, que vão atuar em toda Salvador”, disse o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Durante todo o mês, os veículos percorrerão diversos bairros de Salvador, a exemplo de Sete de Abril, São Marcos, Jardim Nova Esperança, Pirajá, Boca da Mata e Cajazeiras. As avenidas Almirante Mourão de Sá, São Luiz e Afrânio Peixoto também serão contempladas com a iniciativa.

A agente de limpeza Bárbara dos Anjos atua há uma década e meia na profissão e apoia a iniciativa. Aos 45 anos de idade e vestindo rosa, ela se sente orgulhosa em participar da mobilização. “É muito importante poder ajudar outras mulheres a se conscientizar. Me sinto muito importante por ajudar, por passar essa mensagem para todos”.

Fatores de risco e tratamento – A jovem Vanessa dos Santos, de 32 anos, trabalha desde 2019 no serviço de limpeza da cidade. Ela conta que é importante poder alertar outras mulheres a procurarem apoio médico. “Isso faz com que as pessoas se conscientizem em buscar tratamento e, os caminhões assim (com a plotagem), despertam a atenção das mulheres a fazerem o exame e se cuidarem. Eu não faço a mamografia devido à idade, mas sempre faço ultrassom da mama, me cuido de alguma forma”.

Além da entrega dos caminhões, houve uma palestra para as servidoras, feita pela enfermeira Raina Santos, do grupo Hapvida. Na ocasião, a profissional apontou os principais fatores de risco, formas de prevenção, detecção e tratamento do câncer.

Criado: 11 Outubro 2022

Skip to content