Logo Prefeitura de Salvador

Limpurb promove ação de conscientização ambiental para a Festa de Iemanjá  

Com a finalidade de sensibilizar a população acerca dos impactos causados em detrimento do descarte irregular de resíduos nas praias e ambientes marinhos, sobretudo nas épocas festivas, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizou uma ação especial, no Rio Vermelho, no último sábado (28). A iniciativa faz parte da Operação Tá na Pegada – Sua praia mais limpa, executada durante a alta estação pelo órgão.  

A ação no Rio Vermelho contou com a parceria da Ocean Care e Córregos. O grupo realizou a limpeza da faixa de areia das praias de Santana e da Paciência, recolhendo lixo, resíduos e objetos descartados de forma irregular. Uma tenda exclusiva também foi montada no Largo de Santana para esclarecer dúvidas, bem como orientar as pessoas que circulavam pela região sobre a preservação marinha e os cuidados que podem ser tomados durante as comemorações do dia 2 de fevereiro para evitar a poluição do mar.  

“É preciso ter consciência ambiental até mesmo na hora de exercitar a fé. Estamos aqui para conscientizar as pessoas e mostrar que é possível agradar Iemanjá sem causar danos ao meio ambiente e preservando o mar”, explicou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.  

Dicas – A ekedi Jandaucy, do Terreiro do Bogum, no Engenho Velho da Federação, dá dicas de como montar uma oferenda sustentável para a rainha do mar. “O ideal é não utilizar materiais plásticos e de metal, como brincos, pulseiras e embalagens. Se for dar um perfume, não jogar o vidro diretamente no mar e sim banhar o balaio, que deve ser de palha natural, com o líquido. Despejar e tirar os sabonetes das embalagens e abusar das flores naturais – Iemanjá adora flores e elas são altamente sustentáveis, são ideais pra presentear, não esquecendo de tirá-las da embalagem”, explica.  

Tá na Pegada – O programa conta também com divulgação de informação sobre o bom uso das praias e o jingle da campanha, através de “motodoors” que vão circulando pela orla da capital aos finais de semana. São utilizadas também bikedoors distribuídas pela cidade com dicas para curtir bem a praia neste verão e, ainda serão instaladas dez placas educativas “instagramáveis” pelas praias de Salvador, com frases educativas e convidativas a viver uma praia mais limpa. 

Skip to content