Live discute enfrentamento ao racismo nesta sexta (27)

A Secretaria Municipal de Gestão (Semge), através do Setor de Educação Corporativa (Secor), realiza nesta sexta-feira (27), das 9h às 11h, por meio da plataforma Teams, a live “Como você enfrenta o racismo”. A atividade será ministrada por Oilda Rejane, coordenadora do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) da Secretaria Municipal de Reparação (Semur).

A atividade destina 500 vagas para servidores públicos municipais (funcionários de carreira, terceirizados, cargos, estagiários e admitidos via Reda) e tem por objetivo fortalecer a capacidade do setor público na identificação, prevenção e enfrentamento do racismo institucional. As inscrições podem ser feitas no link https://bityli.com/YWNaJs .

“A live abordará aspectos do racismo, como racismo estrutural, racismo institucional, ações e omissões, PCRI no planejamento estratégico da PMS, práticas antirracistas no ambiente de trabalho, bem como o enfrentamento ao racismo ser um dever de todos e todas”, sintetizou Oilda.

Programa – O Programa de Combate ao Racismo Institucional foi implementado em 2005 pela Prefeitura de Salvador, sob a coordenação da Semur, para o combate ao racismo institucional e a promoção da igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal. O programa está incluído no Planejamento Estratégico municipal e possui um plano que propõe ações distribuídas em quatro eixos, sendo eles Gestão do Programa, Qualificação, Monitoramento e Avaliação, e Divulgação.

A Semur coordena as ações do PCRI em Salvador através do Comitê Técnico de Combate ao Racismo Institucional, formado por órgãos da Prefeitura e por instituições da sociedade civil organizada, a exemplo do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN). O programa conta, ainda, com os Núcleos Internos do PCRI nos órgãos do município.