Live esclarece principais dúvidas sobre câncer infantojuvenil

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com a Rede Mater Dei de Saúde e com a ONG Hora da Criança, realizou, na tarde da terça-feira (28), uma live sobre o tema “Setembro Dourado: Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil”, transmitida pelo canal da SPMJ no YouTube. A gravação pode ser assistida no link www.youtube.com/watch?v=B0djOlScJS0 .

Apresentado por Dinsjani Pereira, coordenadora de Políticas para Infância e Adolescência da SPMJ, o evento on-line contou com as participações de Fernanda Lordelo, titular da mesma pasta; Tatiana Paixão, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Salvador (CMDCA), vinculado à SPMJ; Márcia Salvador, vice-presidente assistencial de operações da Rede Mater Dei de Saúde; e Mateus Russo, gestor da Hora da Criança, dentre outros convidados.

A secretária Fernanda Lordelo destacou a importância das parcerias entre a Prefeitura e as organizações da sociedade civil para o público infantojuvenil, mencionando iniciativas realizadas neste sentido, como a mobilização da Semana do Bebê, ações de amamentação e a conscientização dos pais para o diagnóstico precoce do câncer neste público.

A médica oncologista Karine Fonseca e o coordenador de enfermagem de oncologia Bruno Viana, ambos da Rede Mater Dei, frisaram que o tratamento do câncer infantojuvenil no início da doença resulta em 70% de chances de cura, e que é importante a realização de exames de rotina. “Como não tem sintomas específicos, o alerta do Setembro Dourado é para que se verifiquem certos sinais de doenças comuns que não melhoram com tratamento habitual, a exemplo de febres, ínguas, nódulos, palidez, manchas roxas incomuns, crescimento da barriga, dor de cabeça e dor óssea, pois eles podem ser indicativos de câncer”, explicou a oncologista.

Ela acrescentou que a incidência maior de casos acontece com crianças nos primeiros cinco anos de vida. As leucemias, os linfomas e os tumores no crânio, que atingem o sistema nervoso central, os tipos mais frequentes da doença nesta faixa etária. Karine ainda informou que crianças portadoras de síndromes genéticas, como a Síndrome de Down, são mais propensas a desenvolver algum tipo de câncer na infância.

O encontro também contou com a Banda Filarmônica Maestro Agenor Gomes, formada por crianças e adolescentes do Hora da Criança, que executou o Hino Nacional Brasileiro e o tema Conquista do Paraíso, de Vangelis.

Motivação – De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no Brasil. Em vista desta situação, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) criou a campanha Setembro Dourado, que desde 2015 atua para informar e conscientizar as famílias e responsáveis por menores de idade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.